30.3.07

Coluna do Francês (sábado)

Jogo do bicho
O combativo jornalista Cezar Lima, em seu Correio Metropolitano, está publicando as fotografias de todas as centrais e quartéis generais do jogo do bicho em Maringá. Segundo ele, localizados em lotéricas instaladas no centro, em pontos nobres da cidade.

Nomes
O jornalista identifica os bicheiros como "Paulo, Mozart, Giampero, Salim, Polaco, Fernando, Renato" e diz que todos são conhecidos. Denuncia inclusive que um deles tem seu quartel ao lado do maior "concorrente", agência central da Caixa Econômica Federal.

Requião não manda
Lembra Cezar Lima, que a ordem do governador Roberto Requião - e do secretário Fernando Delazari - é de combate total ao jogo do bicho no Paraná. Pelo expostos a ordem não vale para Maringá.

Perseguição
O jornalista deplora, e nós também, que enquanto o jogo do bicho continua sendo praticado abertamente, enriquecendo pessoas à margem da lei, os bingos de final de semana em estabelecimentos comerciais são proibidos pela polícia.

Sociais
Pois esses bingos de frangos e carnes assadas, pizzas, etc., eram freqüentados por famílias e o dinheiro ia para alimentos, não para jogatina à margem da lei.
Também ajudava a manter os pequenos comerciantes, que ao contrário dos bicheiros, não exploram velhinhos, até crianças. Pelo contrário: pagam seus impostos e registram seus empregados.

Concorrência
Segundo comentário passado a jornalistas, os primeiros interessados em acabar com os bingos de alimentos nos bairros, em finais de semana, são os próprios bicheiros. É que gastando dinheiro para apostas nesses bingos, as pessoas deixam de fazer a fezinha no bicho.

Acertos elevados
Segundo um policial consultado sobre a "cegueira" dele quanto a bancas do jogo do bicho, nenhum policial pode "triscar" se não receber ordem superior. Até dez anos atrás, aproximadamente, os policiais ainda recebiam alguns trocados dos bicheiros. Hoje, se olhar torto, pode até ser advertido.

ATI
A coluna publicou, há 15 dias e volta a publicar para informação correta das pessoas que passam ou caminham em torno do Bosque Dois: o que trabalhadores estão fazendo na margem do bosque, defronte a Academia Márcia Angeli, não é troca de grama por área cimentada: é o piso para instalar uma ATI.

Freqüentadores
Essa Academia de Terceira Idade, que não pode ser instalada sobe a grama (pisoteariam a grama molhada pelo orvalho, por chuva), será um grande benefício para os caminhantes e corredores. A confirmação e da secretária de Esportes, Edith Dias.

Feriadão
O prefeito Silvio Barros assinou Ponto Facultativo para a próxima quinta-feira.
Completado com a Sexta-Feira Santa e o meio expediente de sábado, depois o domingo, teremos um grande feriadão.

Coibição
O deputado estadual Dr. Batista estava com um pé fora do PMN: iria para o PMDB.
Agora com a tal definição de que os mandatos pertencem ao partido, só resta a ele ficar no pequeno partido.

Caso dois
E como ficará a situação do prefeito Silvio Barros. Elegeu-se pelo PP, mas deixou o partido e está sem sigla. O partido pode, pelo menos espernear?

Audiência pública
A Câmara Municipal de Maringá vai "pegar fogo" no próximo dia 3, com a presença de representantes dos bares, botecos, lojas de conveniência, lanchonetes, buates, empregados do ramo, todos interessados no projeto que visa restringir horários de funcionamento e de fornecimento de bebidas alcoólicas.

Polêmica
Depois, pelos cálculos da vereadora Marly Martin e comissão de edis, o projeto deverá ir a plenário no dia 10. Trata-se de um assunto que vem sendo discutido em Maringá há anos, sem conclusão.

Extremos
O problema está nos extremos da questão. De um lado alguns donos de estabelecimentos que não aceitam qualquer restrição. Do outro, alguns xiitas que não gostam de sentar em um bar para bater papo, simplesmente porque abominam qualquer tipo de bebida alcoólica e não suportam sequer ver outras pessoas consumindo uma cerveja.

Painel
A estação rodoviária de Maringá está ganhando um painel histórico. Cá entre nós, o prédio cheio de problemas deveria ganhar mesmo é um estudo. Para a construção de uma nova estação, de melhor qualidade e em local adequado, à margem de rodovia.

Aleluia
Não sei de quem é o mérito, mas receba parabéns da comunidade. Há anos que recebo reclamações de pessoas que passam defronte o posto de combustível na esquina da avenida JK com o Parque do Ingá. Nesse tempo todo o estabelecimento usou e atravancou o espaço destinado aos pedestres, causando grandes incômodos.

Em obras
Passei por lá, anteontem à noite, e o espaço equivalente à calçada, está voltando para o domínio dos pedestres. A passagem está sendo desobstruída.

Parabéns
O Jornal do Povo completa hoje 16 anos de fundação. De Verdelírio Barbosa a Tatá Cabral, jornalistas e demais funcionários, todos merecem os parabéns da comunidade.

Espírito
O JP tem o espírito do Verdelírio: não se acovarda, não procede de forma inconseqüente, é ético e responsável no trato da notícia.