31.3.07

Mosaico (domingo)

Nova meta
Do discurso de Edmar Arruda, sexta-feira, na filiação ao PMDB, com pleonasmo e tudo, dirigindo-se aos novos companheiros:

- Temos objetivos comuns: acabar com este clã familiar.

Ligações
Até há pouco ligado aos Barros, Arruda foi tesoureiro do clã nas eleições de 1996 e em 2004 foi o primeiro a apoiar o hoje prefeito Silvio II.
Este, entre outras coisas, chegou a assumir um compromisso de campanha de Edmar: a tarifa da circular a R$ 1,35.

Executiva
A nova executiva municipal do PMDB, presidida por Odílio Balbinotti, tem outros seis membros: Umberto Crispim, Satico, Edmar Arruda, Gilberto Pavanelli, Cláudio Ferdinandi e José Carlos Amador.
A entrada de Pavanelli foi a surpresa de última hora.

Consenso
O presidente estadual, Renato Adur, deixou claro: quer chapa única para o diretório municipal. “Se querem a união do partido, é o único jeito”, comentou alguém.
Balbinotti avisou que não quer ficar muito tempo como presidente do partido, e por isso fará de tudo para a convenção acontecer no máximo em 60 dias.

Domicílio
Renato Cardoso, chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, ex-prefeito de Colorado, transferiu o título de eleitor para Maringá.

Travou
Acusado de não ter conseguido agregar associados e diretores, o ex-vereador Basílio Bacarin resiste a deixar a presidência do Instituto da Árvore de Maringá.
Criou-se um impasse que travou as atividades da entidade, anunciada há algum tempo como o apanágio para os problemas ambientais de Maringá.

Sai-não sai
Parece o “Balança, mas não cai”. O maringaense Emerson Nerone permanece como diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho, apesar da artilharia sobre a suposta “caixinha”.
Chegou-se a falar na semana passada que ele e mais 16 deixariam a pasta.

O tempo passa
Março acabou e ninguém mais falou do NIS 24 Horas do Jardim Alvorada.
A entrega do posto estava prevista inicialmente para janeiro de 2005 e, depois, para outubro de 2006.

Presidente
Ricardo Barros assume a presidência do PP regional este mês, substituindo a Dilceu Sperafico – contra quem, por sinal, o STF recebeu processo por apropriação indébita – o vulgarmente chamado roubo.

Ressarcimento
Chegou às mãos do prefeito Silvio II cópia de ação civil pública de ressarcimento por danos ao erário, protocolizada em setembro passado.
A ação pede que cinco seis políticos locais devolvam recursos públicos recebidos indevidamente no esquema Gianoto-Paolicchi. Dois deles são muito próximos ao prefeito.

Bom de bola
Quem está fazendo um sucesso danado nos campos de futebol de Curitiba é o dr. Batista.
Nas peladas com outros deputados estaduais, o ex-jogador do Marília Atlético Clube tem se destacado.

Jogo solo
Prestes a assumir temporariamente como senador, Wilson de Matos adiantou que não tem outras pretensões políticas.
Assim, seguir-se-á a maldição dos suplentes maringaenses, já que Silvio Name também apagou-se eleitoralmente após assumir provisoriamente a vaga de José Richa.

Ainda não
Mário Hossokawa diz que ficaria honrado com um convite do PTB, mas garante que isso ainda não aconteceu.
Hossokawa, assim como Chico Caiana e João Alves Correa, todos do PMDB, não apareceram na reunião do partido, na sexta-feira.

Candidatura
O ex-vereador Chico Coutinho, agora filiado no PMDB, deverá voltar a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Maringá.
Aliás, o que tem animado virtuais candidatos é que nenhum dos três atuais vereadores pelo partido deverá ir para a reeleição pelo PMDB.

Embaixo
Se o motorista seguir à risca as instruções dadas no verso do cartão do EstaR, ele se complica.
Segundo bem observou um leitor, as instruções falam que se deve raspar todos os campos (data, hora etc) e colocar “sob o painel”. Se o motorista fizer isso, é óbvio, será multado – pois o cartão deve ser colocado “sobre o painel”. “Gastaram nosso dinheiro e não tiveram o cuidado de fazer a correção do texto”, observa.

Jogo duplo
O deputado estadual Douglas Fabrício, de Campo Mourão, esteve sexta-feira em Maringá, acompanhando os presidentes estadual e nacional do PPS, Rubens Bueno e Roberto Freire.
Enquanto as lideranças do PPS estavam em Maringá, o vereador sarandiense Luiz Aguiar, que foi candidato a deputado pela sigla, “acertava” sua mudança com dois partidos – o DEM (ex-PFL) e o PMDB.

Trilha sonora
Coluna feita ao som de Coldplay, Artic Monkeys, Ibrahim Ferrer, Quincy Jones, Dido e Jack Johnson e outros (Rhytms Del Mundo).

Tentação
Peço ao meu amigo
Cronista Ângelo Rigon
Jornalista corajoso
Tido como muito bom
O favor que agradeço
Com este poema e som

Mostre para todo mundo
Publicando nos jornais
Esta carta que lhe mando
A qual não mente jamais
Sobre um certo engano
Causando danos fatais

Tenho uma opinião
Que muita gente estranha
Mas no jogo tem de tudo
Quem bate também apanha
Assim acaba perdendo
O mesmo tanto que ganha

Quem jogar na loteria
E ganhar o seu quinhão
Se fizer conta conjunta
Sofrendo alguma pressão
Precisa pensar primeiro
Se não vai haver traição

Nerino Alves Pacheco
Diz a todo o cidadão:
Jogo, mulher e cartão
Pode virar tentação

(Pois é, o poeta Nerino Alves Pacheco transformou este texto em música)

Raul Solnado
Se a estupidez fosse música, eu era um saxofone.

Pierre Corneille
À força de ser justo, é-se muitas vezes culpado.

Joelho
A foto é de 13 de abril do ano passado, feita no Café Cremoso. O senador Álvaro Dias (que em 2007 completa 17 anos de Senado) mostra o joelho que lhe incomodava. Por causa dele, Wilson de Matos Silva assume como suplente de Álvaro na próxima terça.