28.3.07

Coluna do Francês (quarta, 28/3/2007)

Obras paradas
A deputada estadual Cida Borghetti (PP) está interpelando o secretário de Justiça do Paraná, Jair Ramos Braga. Ela quer saber quais “os reais motivos que levaram à interrupção das obras do Centro de Detenção Provisória de Maringá”, e a data prevista para o término do prédio.

Importância
Para Cida, o término das obras tão postergadas é importante para a segurança pública de Maringá e região: “Precisamos desafogar esse barril de pólvora, o presídio da 9ª. Subdivisão Policial de Maringá”.

Inumano
Segundo a deputada, o excesso de presos na 9ª.SDP compromete não só a segurança pública, mas também a saúde e racionalidade dos detentos. As condições do presídio - que só poderia ter presos não julgados - produzem cada dia pessoas mais perigosas e revoltadas com a sociedade.

Lula e Ricardo
O presidente Lula pode ser inculto, mas politicamente tem dado banho de sabedoria em muitas raposas políticas da direita e da esquerda. E nessa composição de forças de sutil equilíbrio, tudo indica que vá, mesmo, indicar o deputado Ricardo Barros para seu líder na Câmara Federal.

Quase certo
A possibilidade da indicação foi bastante comentada, ontem em Brasília, durante a posse do novo ministro da Agricultura, o também paranaense Reinhold Stephanes, figura muito elogiada por Lula, FHC e Fernando Collor.

Empecilho
Tudo indica que Ricardo só não será mesmo líder do governo na Câmara, se houver aquilo que o também deputado federal Odílio Balbinotti tanto reclama, o tal “ciúme de homem”.

Importância
Para Maringá e região, ter o líder do presidente, praticamente um ministro sem pasta, será um grande avanço depois que perdemos a nomeação de Balbinotti, que ainda tem prestígio com Lula. Mesmo não se bicando a dupla pode ajudar muito a cidade.

Vereador
O deputado Belino Bravin tem reiterado, a todos os moradores de bairros e cabos eleitorais que não é candidato a vice-prefeito, como apregoam alguns candidatos a vereador, loucos para tomar seu eleitorado: “Serei candidato a vereador. Depois a deputado estadual”.

No campo
A propósito, quem está desaparecido é o vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin. O homem da mão na massa, que gosta de decidir e realizar na hora, está voltado para a colheita.

Túnel do tempo
O Pavilhão “Maringá 60 anos - Registro de uma história” vai funcionar como um túnel do tempo na próxima Expoingá. Vai mostrar as seis décadas de Maringá para quem não conhece e para quem gosta de relembrar.

Pioneiros
Nesse amplo espaço reservado dentro do Parque de Exposições, estarão em exposição fotografias e objetos que fazem parte da história, inclusive empresas pioneiras. Serão apresentadas inclusive atrações artísticas, todas as noites.

Seguuura peãooooo
E a Expoingá registrará uma inversão de atrações neste ano. Ao invés de terminar, começará com rodeios nos touros mais ferozes do Brasil. Serão três dias com a Tropa Paulo Emílio, a mais famosa, proprietária inclusive do touro Bandido.

Abraço merecido
Funcionários da Cocamar “abraçaram ontem a cooperativa maringaense. Foi uma forma marcante de registrar os 44 anos, comemorado inclusive com distribuição de bolo.

Roceiro
O deputado federal Reinhold Stephanes lembrou, ontem ao ser empossado ministro da Agricultura, que está retornando às origens: “Nasci na roça há 68 anos.
Minha primeira experiência no setor público foi na área agrícola. Hoje volta a ela e terei a oportunidade de resgatar metas importantes para o agricultor e para o País”.

Força
A área agrícola responde por 36% das exportações totais do País, 28% do Produto Interno Bruto (PIB) e cerca de 37% dos empregos no campo e nas cidades.
Stephanes foi secretário de Agricultura do Paraná entre 1979 e 1981, e ministro da Previdência em governos de Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso.

Café nobre
A Cocamar lança nos próximos dias, o café gourmet, um produto especial para os apreciados do bom cafezinho. Será produzido com grãos selecionados das melhores regiões cafeeiras do Paraná.

Faça sua parte
Os maringaenses não devem se sentir tranqüilizados pela presença diária dos veículos fumacê de combate ao mosquito transmissor da dengue. A fumaça mata apenas os mosquitos. As larvas que estão nos vasos, nas águas paradas, não.
Combater esses criadouros depende do cidadão.

Cuidado extra
Para o secretário de Saúde Carlos Nardi, é importante que a população não descuide de suas residências: “É preciso verificar, diáriamente, se não há nenhum recipiente com água onde o mosquito pode proliferar. Só o comprometimento da população fará com que a doença seja eliminada em Maringá”.

Música
As inscrições para a 29ª edição do Festival de Música Cidade Canção - Femucic, que será realizado em maio, podem ser realizadas até o próximo dia 30.As fichas de inscrição e o regulamento podem ser obtidos no Sesc Maringá ou pelo site www.sescpr.com.br