14.4.07

Coluna do Francês (domingo)

PM em ação
O comando do batalhão de Polícia Militar resolveu intensificar os chamados arrastões. As viaturas chegam de surpresa, os PMs cercam, pedem documentos e revistam suspeitos.

Dez por cento
Um arrastão, sexta-feira na praça Raposo Tavares, serve de amostragem dos tipos que frequentam a praça central da cidade: de meia centena de pessoas abordadas, cinco portavam drogas para vender.

Entendimento
Isso traduz o que todos sabemos. As praças de Maringá estão contaminadas por traficantes e sua clientela. Maringá tem lindas praças, mas a população, as crianças e os jovens de bem não podem frequentá-las.

À frente
Enquanto isso, na Sarandi que tem sérios problemas com a marginalidade, o prefeito Cido Spada cansou de esperar o Estado e está buscando, pessoalmente, as necessárias soluções.

Olho eletrônico
Spada acaba de regressar do Rio Grande do Sul e vai instalar câmeras de vigilância em vários pontos da cidade. O sistema conectado à internet custará R$ 150 mil, um valor mais que razoável para o benefício esperado.

Exemplar
Segundo o competente prefeito de Sarandi, o sistema que implantará será pioneiro: “Vai servir de modelo para os demais municípios da região”.

Longe é melhor
Consta que um grupo trabalha para a construção de um presídio em Maringá, componente de uma pretensa fórmula para melhorar a segurança pública. Está errado: próximo dos presídios orbitam pessoas envolvidas com os criminosos encarcerados.

A mesma praça...
Devido nota publicada, recebemos 18 e-mails de moradores próximos da “praça de patinação” da Avenida Cerro Sul. Moradores, vizinhos, gente que por alí transita tem opinião unânime: a praça não cumpre suas finalidades.

Palpites
Os que opinam que a Prefeitura deveria acabar com a pista estão errados.
O problema pode ser contornado com presença policial frequente. E por parte da Prefeitura, melhor iluminação para expor os frequentadores.

Avessos
Quem gosta de lugar escuro, com muitas sombras, é traficante, usuário e bandido. Gente de bem gosta de ambiente público claro, que proporcione segurança.

Homenagem
Iniciativa da secretária Terezinha Pereira, o desfile de aniversário da cidade terá espaço específico para manifestação e participação feminina.

Contato
As mulheres pioneiras interessadas em participar, devem contatar com a Secretaria: 3221 1274, ou pelo e-mail mulher@maringa.pr.gov.br

A coisa está feia
Afirmação do biomédico Fernando Henrique Ribeiro, em rede paranaense de televisão: “Para caso confirmado de dengue, existe estimativa de outros 50 casos, não notificados”.Maringá tem quase 900 casos confirmados.

Solução
Como evitar ser vítima da dengue? Combata os focos de proliferação do Aedes e faça como o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi: ele não deixa de usar repelente, diariamente. Até porque está sempre indo a locais onde existe focos.

Ajuda
Prevista para o período entre 10 e 20 de maio, a Expoingá já está gerando empregos. Segundo cálculos da Sociedade Rural, a feirá gerará cerca de 5 mil postos de trabalho durante o próximo mês.

Potencial
A Expoingá terá 350 estandes. Somente estande o da Cocamar utilizará uma equipe de 50 pessoas.

COrrida
Amanhã às 7h30 no Cesumar, lançamento da Prova Tiradentes, uma das maiores corridas do Brasil. A corrida será no dia 21, com 2 mil atletas na prova principal com um percurso de 10 mil metros.

Prêmios
A corrida vai dar R$ 20 mil em premiação, igualmente divididos entre as provas masculina e feminina. Também serão entregues troféus e medalhas.

Voz
Também amanhã, às 16h na esquina das avenidas Duque de Caxias e Tiradentes, lançamento da Semana da Voz, uma promoção do Cesumar. Haverá triagem de até 800 pessoas para exames, distribuição de material e apresentação de artistas.

A voz e o cigarrinho
O uso inadequado e abusivo é, geralmente, principal causa dos problemas da voz.
O fumo é grande vilão, responsável por 97% dos casos de câncer de laringe, que ainda hoje atinge cerca de 15 mil pessoas por ano no Brasil,levando mais da metade à morte.

Prova dos bacharéis
Hoje em Maringá, Curitiba, Pato Branco, Londrina e Ponta Grossa. bacharéis em Direito vão tentar ser advogados. Os exames da OAB estão cada vez mais rígidos e difíceis devido o grande número de faculdades fabricando bacharéis como bolachas em linha de produção.