11.4.07

Coluna do Francês (quinta)

Rigor contra a dengue
Na Câmara Municipal os vereadores aguardam para deliberar e votar o rigoroso projeto contra aqueles que não combatem os criatórios do mosquito transmissor da dengue. É uma proposta do secretário de Saúde, Carlos Nardi, conforme anúncio por ele feito em sessão legislativa na semana passada.

Ultimando
Ontem o documento estava sendo ultimado na Secretaria Municipal de Saúde. Após deverá ser submetido ao prefeito e depois remetido aos vereadores, provavelmente já na próxima semana.

Resultado
O objetivo do projeto nesta cidade com mais de 700 confirmados casos de dengue é ampliar os poderes da fiscalização e da punição dos proprietários que não combatem os focos de reprodução do mosquito em suas propriedades.

Transposição
O assunto é antigo, apesar da necessidade sempre atual: poderá sair, até o próximo ano, a avenida através do campus da Universidade Estadual de Maringá. É a única forma de acabar com o funil de tráfego na Avenida Morangueira e também na Mandacaru.

Trabalho
A realização está sendo encaminhada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá - Codem - e terá em breve uma audiência pública em breve. A busca desse objetivo tem à frente o presidente interino Ariovaldo Costa Paulo (Wilson de Matos está senador), um realizador.

Arvores e seus vizinhos
Proposta do vereador Walter Guerlles - atualmente secretário de Transportes - hoje na ordem do dia da Câmara Municipal o projeto que possibilita aos proprietários lindeiros a possibilidade de erradicarem árvores públicas que colocam em risco sua segurança pessoal e propriedade.

Excesso
O projeto visa contornar o problema da Prefeitura Municipal que não consegue atender o grande número de solicitações de corte de árvores que ameaçam cair. A proposição visa possibilitar que os reclamantes possam contratar - e pagar - empresas particulares para a remoção.

Laudo
Mas para poder cortar uma árvore, o cidadão necessitará de um laudo sobre o vegetal, feito por especialista da prefeitura. E também ficará o compromisso de replantio.

Liderança
Cada vez estão mais visíveis as possibilidades de que o deputado federal Ricardo Barros (PP) aceite o convite do presidente Lula para se tornar seu vice-líder na Câmara Federal. Barros seria o quarto dos líderes do governo, que não são do partido do governo, o PT.

Benefício
Com certeza esse posicionamento do deputado Ricardo, que também ocupará posição destacada na Comissão do Orçamento, será útil para Maringá, região, e para o Paraná.

Lei Seca
A lei que pretendia regulamentar horários e ambientes para a venda de bebidas com teor alcoólico em Maringá foi derrubada em sessão que lotou a Câmara Municipal. Foram 8 votos contra 5, estando ausente apenas o vereador Dorival Dias.

Critérios
Para a maioria dos vereadores, a lei tropeçou na falta de uma maior discussão com a comunidade. Houve reconhecimento quanto ao seu mérito, mas para vários edis seria mais uma lei que a Prefeitura Municipal e a polícia não conseguiriam fazer cumprir.

Exemplo
Um deles deu, como exemplo, que é proibido dirigir bêbado, ou em excesso de velocidade, mas alguns dirigem. Para vários vereadores, há falta de estrutura para combater problemas mais urgentes, como o tráfico e o uso de drogas.

Olho denunciador
Nos próximos dias, 10 cruzamentos movimentados de Maringá vão receber câmeras junto aos semáforos. Elas funcionarão a partir de maio, experimentalmente até que a população de acostume, e depois, dá-lhe multa nos motoristas e motociclistas infratores.

Variedade
Esses olhos indiscretos vão informar sobre velocidade dos que passam e dedurar, também, conversões proibidas, aquela invasão da faixa de pedestres, etc. Em etapa posterior a prefeitura receberá outro lote de dez câmeras.

Recorde mortal
Morreu ontem durante um mergulho, o francês Loïc Leferme, 36 anos, recordista mundial de apnéia sem limites. Ele chegou a mergulhar a alcançar 171 metros de profundidade, sem usar qualquer aparelho.

Teremos Copa
Há 99,9% de chances que o Brasil sedie a Copa do Mundo de Futebol em 2014. É o país concorrente, Colômbia, desistiu e apóia o Brasil.

Paraná
Aproveitando a deixa, representantes do Paraná reuniram ontem com o presidente da CBF. Nosso Estado se propõe a sediar alguns jogos. Na Copa de 1950, vencida pelo Uruguai, Curitiba recebeu duas partidas: Espanha 3 x 1 Estados Unidos, Suécia 2 x 2 Paraguai.

Cocamar
Através de sua Área de Desenvolvimento Humano, a Cocamar promove, sábado, das 8 às 11 horas, em uma das salas do Shopping Avenida Center, Encontro de Gênero.
Dirigido às mulheres, o evento terá 250 participantes e três palestras.

Temas
Na primeira, às 8h30, com a cooperada e integrante do Conselho de Administração, Cecília Falavigna, falará sobre trajetória pessoal e sucesso de empreendimentos.
Às 9h30, Maria Luíza Zapata Leonel enfocará o tema “Marketing Pessoal” e, às 10h, a titular da Secretaria da Mulher de Maringá, Terezinha Pereira, abordará as atividades da pasta.

Sucesso
A cantora maringaense Márcia Mara, agora empresariada pelo conhecido Rubens de Oliveira, está participando e chamando multidões para as principais festas de rodeio da região. Esteve em Santo Antonio da Platina e também em Colorado. Duas de suas músicas estão sendo gravadas por Teodoro e Sampaio e pela cantora Jayne.

Doação
O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, fez a doação de um cheque no valor de R$ 4.976.75. O dinheiro foi para o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, para ser aplicado em planejamento e equipamentos que beneficiem os maringaenses.

Processo
O valor é referente à primeira de duas parcelas de uma ação ganha recentemente na Justiça por Lourenço, indenizado após sofrer calúnia e difamação. Segundo ele, as duas parcelas serão revertidas para o Conselho.