26.4.07

Coluna do Francês (sexta)

Golpe duro
O pessoal do Sismmar, sindicato dos servidores municipais de Maringá, ainda não assimilou o golpe da demissão de 28 funcionários que tiveram participação exagerada na última greve, quando fecharam postos de saúde, creches e proibiram a coleta de lixo.

Maior salário
Pior ainda, para os sindicalistas, é que paralelamente à demissão o prefeito Silvio Barros aumentou o piso salarial do funcionalismo e decretou aumento geral de vencimentos.

Munição
Esse aumento de salários esvazia boa parte das insatisfações represadas que poderiam ser utilizadas como combustível pelos sindicalistas, para defender-se e aos demitidos através de nova greve.

Esqueceram dele!
A propósito, saiu punição para o pessoal que extrapolou na greve. Mas e aquele sujeito, funcionário de pastelaria que mordeu o ombro de uma funcionária que tentava furar o bloqueio dos grevistas (proibido por ordem judicial)?

Punição
Ele vai ser punido? O sindicato vai defendê-lo? Se não defender estará abandonando um grevista “honorário” porque o rapaz participou de várias passeatas, sendo inclusive fotografado e filmado quando usava megafone para estimular a turba e gritar contra o governo municipal, “imperialistas”, etc.

Protegidos
Um problema que o sindicato também precisará trabalhar junto ao funcionalismo é a rejeição causada pela absolvição de quatro cabeças da greve. Eles comandavam, fugiram quando a polícia deteve grevistas dentro da Prefeitura, e estão por aí, tentando não aparecer muito.

Bem vestir
Uma observação local sobre vestimenta: os homens que gostam de ser vestir bem, principalmente ternos, não estão adquirindo mais o produto industrializado.
Voltaram aos tradicionais alfaiates para confecção elegante, sob medida.

Homenagem
Hoje à noite na Acema, um grupo de amigos homenageia com jantar o vereador Mário Hossokawa. Ex-vice prefeito, vereador por quatro mandatos, reputação sem manchas, Hossokawa é um dos político firme e capaz como poucos.

Independência
Uma exemplo da personalidade de Mário: apesar de ser líder do prefeito Silvio Barros na Câmara Municipal, já votou contra a intenção do prefeito no caso do fechamento em horário programado dos bares e estabelecimentos noturnos. A fórmula: Hossokawa simplesmente ouve o povo. Age de acordo com as necessidades e interesses do eleitorado.

Humanizando
Servidores da Secretaria da Saúde de Maringá estão participando de um programa ligado à Polícia Nacional de Humanização. O treinamento acontece no Hospital Municipal.

Café
Durante a Expoingá 2007, entre 10 e 20 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a Cocamar lançará uma campanha para que produtores de café melhorem a qualidade do produto.

Agregação
Essa é uma forma de agregar junto à qualidade, preço, explica o presidente da cooperativa, Luiz Lourenço. Haverá na Fazenda da Emater, dentro da Expoingá, um local para degustação do café gourmet, novo produto da Cocamar, além de informações para cafeicultores interessados.

Preservação
Se o Banco Mundial não refugar o andamento do projeto, a partir de março do próximo ano a obra de revitalização da avenida Brasil será iniciada. E serão preservadas as árvores do canteiro central da avenida.

Tráfego
Os ônibus transitarão em canaletas exclusivas, dos dois lados das árvores que não serão derrubadas. E sobrarão mais duas vias - em cada sentido - para o trânsito de outros veículos.

Amarelos
Desde ontem às 23h30 os semáforos de 60 cruzamentos de ruas e avenidas de Maringá funcionam apenas no amarelo, piscando, até 6 horas da manhã. É uma tentativa de dar segurança aos motoristas, já que vários assaltos têm ocorrido nos cruzamentos.

Experiência
Segundo o secretário dos Transportes Walter Guerlles, a cidade já contava com 12 semáforos funcionando desta maneira, a título experimental. Não ocorreram acidentes, nem assaltos nesses pontos, daí a ampliação do sistema.

Tantos PAC
Primeiro o presidente Lula lançou o PAC para revitalização da economia nacional, agora lança o PAC da Educação e em breve outros pacotes com essa denominação para vários ministérios. Cá entre nós, ele está atropelado o PAC que o prefeito Silvio Barros pretende e está implantando no Jardim Alvorada.

PAC local
O nosso PAC e o Pronto Atendimento à Criança, uma proposta do candidato a prefeito Edmar Arruda que foi assumida pelo então candidato Silvio Barros. A obra está em construção, anexa ao NIS III do Jardim Alvorada, que deverá voltar a funcionar até o final do ano.

Praga mundial
O mosquito Aedes que causa epidemia de dengue em Maringá, transformou-se em praga mundial há muitos anos. Segundo cientistas o medo é que se espalhe ainda mais, por conta do aquecimento global e as muitas chuvas previstas que proporcionarão grande oferta de ambientes para a reprodução do Aedes nos próximos 20 anos.

Força-tarefa
No Paraná, o Governo do Estado inclusive criou uma tal “força-tarefa” para combater o mosquito. Essa tentativa, assim como outras forças criadas pelo governo para combater o crime e outras mazelas só resultam em holofotes e muitas notícias na imprensa. Os prefeitos não devem tentar enganar os cidadãos com essa ação. Precisam e trabalhar combate sistemático e diário ao mosquito.