2.4.07

Coluna do Francês (terça)

Dengue
Os mais de quinhentos casos de dengue em Maringá atestam que o mosquito Aedes foi mais competente na reprodução que a capacidade de exterminá-lo. Seria de mau gosto afirmar que está goleando as autoridades responsáveis, já que a situação de epidemia e possibilidade de novos casos da mortal dengue hemorrágica não é motivo para brincadeira.

Secretário
A situação é tão grave que os vereadores convocaram o secretário de Saúde, Antonio Nardi, para hoje à noite, na Câmara Municipal. Querem saber da situação, por que, e o que é possível fazer para diminuir sofrimentos e até perda de vidas.

Conjuntura
Com certeza o Nardi tem as respostas na ponta da língua. Ele é responsável, competente, mas lutou também contra a falta de dinheiro quando o tempo foi cúmplice do Aedes, com muitas chuvas e calor.

Habitat
É verdade que o verde de Maringá proporciona abrigo ideal para o mosquito. Mas de uns tempos para cá os matagais estiveram mais presentes do que o desejado, ensejando muitas reclamações populares. E muita gente não acreditou nos alertas contra o Aedes.

Pressão
Atualmente os vereadores são acionados pela população para ajudar famílias onde a dengue está presente. E o temor do tipo hemorrágico é grande. Os edis sofrem pressão diária da população.

Objetivo
Segundo o presidente John Alves Correa, "Queremos conversar com o secretário, saber do quadro real da epidemia. E principalmente saber o que está sendo feito e onde podemos atuar para que a situação deste ano não se repita nos próximos anos em Maringá."

Lei seca
Logo depois da sessão ordinária, os vereadores deverão se reunir com representantes dos vários segmentos interessados em formatar a chamada "Lei Seca", aquela que prevê restrições ao uso e abuso de bebidas alcoólicas durante a noite/madrugada em Maringá.

Discussões
O principal problema contra a formatação do projeto de lei é que os setores envolvidos - polícia, autoridades municipais, donos de estabelecimentos e empregados - não falam a mesma língua. Todo consenso exige algumas perdas das partes. Cada um precisa ceder um pouco. Depois é só aperfeiçoar o que foi criado.

Governo aberto
Muito responsável e inteligente o pronunciamento de Lula sobre a formatação de seu novo ministério. Falou como um verdadeiro estadista. Segundo ele, para consenso o governo é quem deve ter a coragem e tomar a iniciativa de ceder espaço para outros partidos.

Laranjal
Com uma produção média de 1.470 caixas de laranja por hectare, o citricultor Walter Buzetti, do município de Paraíso do Norte, foi o vencedor do 5° Concurso Cocamar de Produtividade de Laranja, safra 2006/07.

Em família
Cultivando 14 hectares, Buzetti, de 55 anos, venceu na categoria de zero a 15 hectares e foi o citricultor com maior produtividade dentre os 64 inscritos. A média de 40,8 quilos por hectare significa uma produtividade de cerca de 60 toneladas de laranja a cada 10 mil metros quadrados de área ou 145 toneladas
por alqueire.

Time
O time do Galo merecia vencer, mas empatou. Ele joga melhor quando solto, quando no ataque. Se não classificar para a final, e tudo se encaminha para isso, acaba o campeonato para o torcedor maringaense.

Raça
Mesmo que o time não chegue ao quadrangular, não tem problema. Fez bastante, foi um ótimo avanço para o futebol de Maringá. Quanto aos boquirrotos e aqueles que têm outros problemas que não conseguem resolver, que continuem ladrando.

Senador
O reitor do Cesumar, Wilson de Matos assume como senador enquanto Álvaro Dias se recupera de cirurgia no joelho de boleiro aposentado. Há esperança concreta de grandes projetos para a Educação. Wilson está preparado para isso.

Árvores
Equipes da Secretaria dos Serviços Públicos fizeram um grande trabalho de pode de galhos em 58 árvores altas, domingo, no centro de Maringá. Também removeram 9 árvores secas.

Bicharada
A matéria do destemido Cezar Lima, com nomes de bicheiros e fotos de todos grandes pontos de jogo de bicho teria parado a zooteca, sábado em Maringá. Quem deu o stop? Bicheiros, polícia?

Esquema
A verdade é que quando a imprensa atinge a credibilidade de alguma instituição, ou das autoridades em geral como fez Lima, o pessoal pára para pensar. Mas a gente que conhece do riscado sabe que é coisa para inglês ver.

Ilegalidade
Ontem mesmo, um jornalista tentou me convencer que o jogo do bicho é quem sustenta alguns velhinhos, alguns donos de botecos de ponta de vila, etc. E eles têm registro em carteira, assistência, há recolhimento de impostos, etc.?

Prefeitura em ação
Em Mandaguari a população vê diariamente, a presença da Prefeitura em todos os bairros. O prefeito Cileninho está investindo maciçamente em recapeamento asfáltico, tapa-buraco, desobstrução de bocas-de-lobo, limpeza de canteiros centrais e jardins, coleta de lixo e poda de árvores.