24.4.07

Nota do PT

NOTA: DIÁLOGO E ENTENDIMENTO SEMPRE!
O Partido dos Trabalhadores reuniu-se com o prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupim, no dia 19/04, para reivindicar que a Prefeitura arquive o processo disciplinar contra os 32 servidores que estão ameaçados de demissão, em decorrência de sua participação na última greve dos serviços públicos municipais pela defesa dos seus direitos, os quais não foram atendidos até hoje. O PT esteve representado pelos mandatos dos vereadores Mário Verri e Humberto Henrique, dos deputados estaduais Enio Verri e Tadeu Veneri e do deputado federal Dr. Rosinha, acompanhado de lideranças sindicais e populares da cidade e de representantes da CUT estadual.
A iniciativa do Partido dos Trabalhadores é coerente com a postura que adotou durante a greve. Naquele momento, o PT apelou para que houvesse diálogo e se encontrasse uma saída negociada para a greve. Mais do que fazer apelo, os parlamentares petistas procuraram construir pontes para que se efetivasse esse entendimento, movidos pela compreensão de que a população estava perdendo com o impasse. Infelizmente, por falta de diálogo, o movimento foi criminalizado e a polícia foi utilizada para resolver os conflitos. Terminada a greve, o PT se posicionou contra a instauração do processo administrativo disciplinar, por entender que a harmonia nas relações internas favoreceria a todas as partes. Em âmbito federal, o presidente Lula vem dando reiterados exemplos de que é possível conviver com conflitos e manter o diálogo e o bom senso.
Agora, por ocasião do processo administrativo disciplinar, suspeita-se que os 32 servidores correm risco concreto de demissão. Não bastasse outra evidência, essa foi a vontade que a administração pública divulgou antes mesmo de realizar qualquer investigação e ouvir as defesas. Não se pode admitir tal radicalismo. Os servidores são pais e mães de famílias, muitos deles com longa folha de serviços prestados ao município. Se houvesse investimento no diálogo, as coisas não teriam chegado a esse ponto. Não é tarde, porém, para que um processo que foi permeado pela falta de diálogo termine com atitude de bom senso. É por isso que o PT entende que a melhor solução é o arquivamento do processo.
POR NENHUMA DEMISSÃO!
POR NENHUMA PUNIÇÃO!
DIÁLOGO E ENTENDIMENTO SEMPRE!

Partido dos Trabalhadores de Maringá
Executiva Municipal