2.5.07

Coluna do Francês (quinta)

Câmaras de segurança
Na Câmara Municipal os vereadores discutem durante a sessão de hoje, projeto de lei que autoriza a Prefeitura Municipal a instalar câmaras de vídeo para vigilância e gravação de imagens na área central da cidade.

Pontos
Segundo o projeto de autoria do vereador Dorival Dias, as câmeras deverão ser instaladas nos pontos que apresentam elevado índice de ocorrências policiais.
Em outras palavras, serão colocadas primeiramente na área da velha estação rodoviária.

Dinheiro
O projeto também autoriza o Executivo a abrir um crédito de R$ 50 mil para despesas iniciais, e a celebrar os convênios necessários para executar o projeto de instalação das câmeras.

Resultados
Em Curitiba e outras grandes cidades, sistemas de vigilância com câmeras em espaços públicos têm apresentado bons resultados. É comum que os policiais que monitoram o sistema impeçam vários crimes ou cheguem na hora em que estão sendo cometidos.

Trabalho
O trabalho de instalação de alarmes e câmeras em espaços públicos de Maringá tem a mão do diretor de Gestão Social da Prefeitura, Paulo Mantovani. Desde que assumiu o cargo praticamente acabaram os furtos e vandalismo contra instalações públicas municipais.

Guarda
Além do sistema de câmeras, Mantovani trabalha também a questão da Guarda Municipal, uma proposta de campanha do prefeito Silvio Barros. O diretor de Gestão tem prazos a cumprir e a cada dia a criminalidade aumenta em Maringá.

Passarinho na mão...
Confissão de alguns funcionários municipais: temem que, como ocorreu no ano passado, que o sindicato da categoria intervenha na questão do aumento salarial oferecido pelo prefeito Silvio Barros.

Prejudicados
No ano passado o prefeito foi à imprensa, aos sindicalistas e fez uma proposta de aumento. O sindicato não aceitou, promoveu greve e o resultado não poderia ser pior: nenhum funcionário teve aumento salarial.

Preventivo
Quem acompanha o noticiário tem observado que o prefeito diz estar repassando o que é permitido, o máximo dentro do limite legal. Qualquer tentativa de tirar mais pode esbarrar na lei e acabar impedindo a conquista.

Aprovando
Pessoas que dirigem após as 23h30 em Maringá estão aprovando os semáforos com o sinal amarelo ligado intermitentemente. O tráfego flui bem, evitando as paradas desnecessárias e o risco de assaltos.

Acertando
Através dessa e de outras medidas simples, firmes e coerentes, aos poucos o secretário Walter Guerlles vai acertando o trânsito local. Falta instalar as câmeras para flagrar os motoristas que avançam sinal.

Poluição
Não sei se é responsabilidade da Prefeitura ou da Polícia Militar: o volume de som em veículos incomoda em toda a cidade. Durante a noite, madrugada, sempre passa um "espírito de porco" mostrando a potência do som veicular.

Solenidade
A secretária de Cultura de Maringá, Flor de Maria Duarte, convida para o desfile cívico-militar dos 60 Anos de Maringá. Será no dia 10, às 9h30, na avenida XV de Novembro, ao lado da Prefeitura.

Detalhes
Pelo trabalho realizado pela secretária, será um desfile maravilhoso. "Como será dos 60 anos, com certeza faremos um desfile marcante, com apoio de muitas entidades e da sociedade maringaense", garante Flor.

Seminário
O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura promoverá em Maringá, na Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, no dia 8 de maio à tarde, o V Seminário
Acessibilidade: Responsabilidade Profissional.

Importância
O seminário é importante na medida em que a acessibilidade precisa ser levada em conta pelos profissionais da área de construção, sinalização, comunicação visual, transporte, mobiliário, equipamentos, design e outros, "visando sensibilizar quanto à necessidade de inserção de dispositivos que assegurem o acesso, minimizem problemas e assegurem conforto, proteção e segurança".

Explicação
Trocando em miúdos: todos devem levar em consideração que o usuário pode ser um deficiente físico, um idoso, uma criança. É comum por exemplo, que tenham dificuldade em entrar inclusive em lugares públicos por falta de rampas, elevadores, etc.