25.5.07

Coluna do Francês (sexta)

Secretário candidato
De Sidney Telles, ainda secretário de Serviços Públicos, sobre o episódio do trabalho ilegal de máquinas e tratores da Secretaria em carreador particular: "O PPS continua pretendendo lançar candidatura própria na próxima eleição. Eu sou um dos nomes mais cotados e tenho certeza
que o episódio não abala em nada a minha trajetória política perante aqueles que me conhecem".

Fora da Prefeitura
Sidney continua secretário somente até segunda-feira. A decisão é conseqüência da conversa que teve ontem com o prefeito Silvio Barros que decidiu exonera-lo.

Sem retorno
Segundo Telles, Silvio diz que confia nele totalmente, que o apóia, que gostaria de mantê-lo na equipe, mas que no momento o desligamento é a melhor medida. E que espera resultados do trabalho da Controladoria da Prefeitura sobre o episódio.

Desconhecimento
O secretário disse desconhecer o carreador, a chácara e proprietários. Salientou que há 60 dias estiveram várias pessoas na Secretaria reclamando que o carreador estava intransitável e que dias atrás outros criadores também reclamaram que que a produção de aves - ou ovos - só poderia sair dali "se os caminhões fossem guinchados".

Estudo
De imediato e apenas, Telles diz que ordenou a um funcionário que fizesse o levantamento da situação: "E nada mais eu soube ou ordenei sobre o assunto."

Missão
Ontem no final da tarde, falando a funcionários e chefes da SSP, ele recomendava que não "afrouxassem o passo", que não desanimassem "porque a secretária tem uma missão muito importante e o pessoal responsável deve ficar firma e dar a resposta que a população espera".

Tempo curto
Secretário de Transporte na gestão Jairo Gianoto, ex-deputado estadual, Telles só deplora
que teve pouco tempo para prestar o serviço pretendido. Entrou em fevereiro, sairá em maio.
Mas que pretende colocar o nome à disposição dos maringaenses em 2008 "para continuar
trabalhando pela cidade".

Ricardo vice-líder
O deputado federal Ricardo Barros foi nomeado um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara dos Deputados. Era esperado porque em sua política de governar sem atritos, Lula tem chamado ao trabalho junto com o governo os melhores parlamentares da oposição.

Meta
Ricardo como líder de Lula repete Mário Hossokawa como líder do prefeito: por ser político de posição definida, só defenderá o que considerar coerente. E a justificativa para a nova posição é que só perto do Governo é possível conquistar benefícios para as cidades e os políticos que o elegeram.

Prática
O primeiro exemplo está na reivindicação dos prefeitos que reivindicavam em Brasília Mais 1% do FPM para resolver muitos problemas dos municípios. Ricardo, que votou contra, levando pau da Associação dos Municípios do Paraná, arrazoou: "Eles precisam entender que para ganhar é preciso às vezes, perder algum terreno".

Articulação
Trabalhando nos bastidores, dias depois o próprio Ricardo Barros anunciou que o presidente tinha concedido o aumento percentual tão sonhado pelos prefeitos. Na política, os caminhos para atendimento de importantes reivindicações necessariamente não precisam passar por plenários.

Parlamento Metropolitano
Segunda-feira à tarde na Câmara Municipal, a reunião dos vereadores das cidades localizadas na Região Metropolitana de Maringá, para discutir a constituição do Parlamento Metropolitano. A idéia do vereador maringaense Valter Viana (PHS) ganhou corpo e vai acontecer.

Interesse
De outra região metropolitana, Cascavel, vereadores já mantiveram contato, ontem, com a Câmara de Maringá. Querem saber da idéia, da criação, regulamentação e outros detalhes, para implantar tal parlamento também naquela região.

Calor humano
Brincando de humor negro, pelo menos frio os presos no cadeião da Delegacia de Maringá não estão passando. Também, 452 sujeitos alojados em instalações para 120!

Conseqüências
Nosso sistema carcerário continua desumano a ponto de abrir oportunidade para criação de "partidos" criminosos como o PCC, ADA e muitos outros. É uma fábrica de bandidos a partir da desumanidade que revolta e magoa profundamente os detentos.

Invernou
Até parece que o Paraná deslocou para a região sul do Brasil. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, continuam as geadas em várias regiões do Estado.
Dias ensolarados, noite frias, e o inverno só vai começar no dia 21 de junho.

Segredos no ventilador
Em Mandaguari, tratamento frio e clima quente na Câmara. Tem vereador pegando no pé do competente prefeito Cileninho, mas tem também vereador pegando vereador.
Há inclusive pedido para investigação das contas dos presidentes da Câmara Municipal.