1.5.07

Coluna do Francês (terça)

Mortes da dengue
Com três mortes - alguns dizem quatro - debitadas à dengue, se a Prefeitura não promover ação diária e efetiva para diminuir o número de casos através da erradicação do Aedes, a atual administração poderá ficar marcada por incompetência frente ao problema.

Culpados
Se o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, admitiu certa culpa pelas nuvens de mosquitos, a verdade é que os caprichos climáticos e o relaxo popular foram decisivos para agravar o problema.

Conjunção
Choveu mais que o esperado, a temperatura esteve muito alta e a população não estava "nem aí" para a presença do mosquitinho rajado e seus criatórios.
Permaneceu naquele enganoso lugar comum de que "o problema é da Prefeitura", quando na verdade é de cada um de nós.

Exposição
Vendo o tamanho do problema, os riscos de morte, o prefeito inclusive se expôs na semana passada, ao dissertar sobre os esforços da Prefeitura e complementa que os proprietários que não combaterem os criatórios vão ser multados.

"Órgão" delicado
Já que não alcança o coração e a razão, a Prefeitura vai por a mão no local mais sensível dos proprietários desleixados: o bolso de quem está se prejudicando e aos vizinhos.

Maioridade
O governo continua lutando contra a redução da maioridade penal para 16 anos. Se reduzir poderá diminuir as mortes em crimes, e aumentar as mortes no trânsito, já que jovens de 16 anos, aí então imputáveis, poderão dirigir veículos automotores.

Jovens & álcool
Se tinha excessos inaceitáveis a proposta de lei que pretendia controlar os horários dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, alguma regulamentação precisa ser feita, específica para as grandes concentrações de jovens onde essas bebidas são consumidas.

Acidente a vista
Quem não concorda precisa passar pela Avenida Colombo, cruzamento com as Avenidas São Paulo e Morangueira, nas noites de sextas, sábados e domingos. São milhares de jovens com carros, motocicletas, latinhas de cerveja e garrafas de bebidas destiladas.

Comportamento
Eles bebem e depois rumam para outros destinos, pela mais perigosa Avenida de Maringá. São pneus cantando, motocicletas empinando, ziguezagues e comportamentos visivelmente alterosos e perigosos, calibrados pelo consumo de bebida alcoólica.

Shows
Durante a Expoingá, a Barraca Universitária promoverá um grande número de shows com cantores conhecidos. Os principais: Victor & Leo, Zé Henrique e Gabriel, Arnaldo e Alexandre, Hugo Pena e Gabriel, Tropa de Elite, Guilherme & Gustavo, Banda Garrafão, Eric & Enrique, Revolução do Forró, Jad e Jéferson, Receita do Samba, Banda Poeirão, Banda Rhaas, Banda Major Tom.

Colabore
O Provopar continua vendendo sucos da Cocamar a preços abaixo de mercado. No centro de Convivência - defronte a Prefeitura - com resultados revertidos para a Campanha do Agasalho.

Meta
Segundo Luíza Pupin, presidente do Provopar, o objetivo da campanha é superar os resultados de anos anteriores: 28 toneladas de agasalhos em 2005, 17 toneladas em 2006: "Neste ano queremos arrecadar 20 toneladas".

A arena vai tremer
O rodeio da Tropa Paulo Emílio, a principal do Brasil, a mesma da novela "América", vai lotar a arena coberta do Parque de Exposições durante a Expoingá. Ela traz 25 dos melhores peões do Brasil, profissionais que venceram várias vezes em Barretos e Jaguariúna.

Padrão
A tropa que no ano passado trouxe a Maringá o touro "Bandido" participa de 120 rodeios por ano. Em alguns dos touros que estarão na arena, nunca peão conseguiu ficar os 8 segundos que levam a uma montaria vencedora.

Prole rica
A propósito do touro "Bandido", o campeão de rodeio que não é mais montado, ele acaba de ser capa de revista de rodeios. Nela, pai de seis bezerros, todos iguais, produzidos através de clonagem.

Aftosa
Começa hoje, mais uma etapa da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Para o nosso Estado é uma campanha muito importante, tendo em vista que as denúncias do focos da doença, no ano passado, prejudicaram muito a pecuária regional e de todo o País.

Estado
No total, deverão ser vacinados 103,8 milhões de bovinos e 903,1 mil bubalinos em todo o Brasil. No Paraná, 9,5 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos.
Na região, a Sociedade Rural de Maringá é parceira nos esforços para vacinação de todas as reses.

Assaltos
A Patrulha Escolar precisa estar presente no centro da cidade, horários de saída dos alunos dos colégios Instituto Estadual de Educação e Colégio Marista. Os alunos têm sido atacados por jovens utilizando bicicletas.

Quente
Passageiros têm sofrido em alguns ambientes do aeroporto de Maringá. O sistema de ar condicionado pifou durante a semana passada e faltam peças de reposição.

Lixo no canteiro
Fiscais da Prefeitura precisam identificar donos de estabelecimentos comerciais que estão se acostumando a jogar lixo nos canteiros centrais das avenidas. A impunidade está tornando esse abuso - e demonstração de falta de civilidade - cada vez mais comum.