19.5.07

Coluna do Verde (domingo)

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti” ( Isaías 26 – 3 )

Qual o rumo?
Qual será o rumo do prefeito Silvio Magalhães Barros II, partidariamente? Voltaram os comentários de que ele estaria para se filiar no PMDB. Só que no PMDB, que hoje tem o deputado federal Odílio Balbinotti, como o grande comandante local, Silvio não teria o comando do partido. Se Silvio quiser disputar reeleição para prefeito no PMDB, corre o risco de ter que engolir Umberto Crispim de Araújo na vice, e ainda perde o apoio do senador Osmar Dias, do PDT. já que o senador e o governador Roberto Requião, estão mantendo uma “briga” que em verdade interessa a ambos. No PSDB e no Democrata (ex-PFL), Silvio não pode ingressar já que esses dois partidos fazem oposição ao governo Lula, e o deputado federal Ricardo Barros (PP), mano de Silvio Barros agora é vice líder do Governo. Parece que o caminho mais natural para o prefeito de Maringá, seria retornar ao PP, ou se alojar no PR de José Alencar, que é o ex-Partido Liberal; ou ingressar no PTB.

Divisão
O Democrata, ex- PFL de Maringá, continua dividido. Anteriormente, um grupo não aceitava a liderança de Divanir Braz Palma, que acabou deixando o partido. Agora, o mesmo grupo, não aceita a liderança de Miro Falkemback, que é o presidente local do DEM.

Corregedor
Nos próximos dias, chegará em Maringá um dirigente do Democratas, ex-PFL, enviado pelas lideranças do partido em Curitiba. A finalidade, será fazer uma espécie de auditoria local no partitdo, para ver com quem ficará o comando. Mas, sempre cumprindo as determinações do Diretório Regional.

Controle externo
A análise pelo Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público do projeto de resolução sobre o controle externo da atividade policial será feita na sessão de amanhã. O atraso foi pelo motivo de que o conselheiro Osmar Machado, que é o relator, por motivos de saúde não participou da última sessão, realizada no dia 7 de maio.

Composição
Umberto Crispim de Araujo, disse que está disposto a fazer uma composição na formação do Diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em Maringá, mas já avisa: composição tem que ser proporcional, quem tem mais, fica com mais.

Gratuidade
O substitutivo do deputado federal Antonio Holanda, do PSB do Ceará, a três projetos de lei que determinam a entrada gratuita de idosos, aos 60 anos, em eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais, foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados.

Novos Fóruns
Serão lançado oficialmente, no mês que vem o inícios das obras dos novos prédios que irão abrigar, respectivamente, os Fóruns da Justiça do Trabalho de Londrina e Maringá. A solenidade em Londrina, será no dia 5 às 16:00 horas e em Maringá será no dia 5 de junho, às 10:30 horas.

Homenagem
Durante a semana que se inicia, o empresário Antonio Ermírio de Moraes, merecida homenagem. Trata-se de iniciativa da Associação Brasileira de Alúmínio, e a solenidade de homenagem será durante o Congresso Internacional de Alumínio.

Missa aos pioneiros
Na próxima quinta-feira, dia 24, às 19:00 horas, na Capela Santa Cruz, na Rua Santa Joaquina de Vedruna, esquina com Avenida Brasil, será celebrada a Missa em homenagem aos pioneiros, A informação é de Antenor Sanches, presidente da Associação dos Pioneiros de Maringá.

Anfitrião
O governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira, pavimenta desde já uma possível candidatura presidencial em 2010. Ele vai recepcionar amanhã, em Belo Horizonte, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardos

Recuperação
O cartorário aposentado, Waldemiro Planas, que foi vereador em Mandaguari, representando o então Distrito de Maringá, passou por sérios problemas de saúde, tendo inclusive que ser submetido a cirurgia. Felizmente está bem, em fase de recuperação e já pensando em ir ver a bonita fazenda no Mato Grosso.

Padre Reginaldo
Hoje, o último dia da Expoingá 2007 no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a entrada será um kg de alimento não perecível e o show será com o Padre Reginaldo Manzotti.

Juro menor
O Comitê de Política Monetária, o COPOM, estará reunido nos dias 5 e 6 do mês de junho. Serão tratados diversos assuntos relacionados com a economia brasileira, mas já é certo que haverá uma queda de 0,5 pontos percentuais na taxa Selic, que hoje é de 12,5% ao ano.

Negão Sorriso
Hoje, a partir de 11:00 horas, pela Rede Independente de Comunicação – RIC – Record, Jonys Darc, o conhecido Negão Sorriso, estará apresentando o seu programa, que tem muita animação.

Taxas bancárias
Guido Mantega, ministro da Fazenda, e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, estiveram reunidos com Fábio Barbosa, presidente da Febraban. Foi o início de uma série de encontros, para discutir baixas nas taxas bancárias.

Os Meneguettis
Em todas as comitivas formadas por autoridades, empresários e lideranças de Maringá que visitam o exterior, a tradicional família Meneguetti, sempre manda um representante. Na atual comitiva que se encontra no Japão, e que é formada por políticos e lideranças paranaenses, não tem nenhum dos integrantes da família Meneguetti. É que se trata de uma missão formada em Curitiba, e que não tem nada a ver com Maringá.

Palestra
Na terça-feira, às 19;20 horas, no Auditório Dona Etelvina, haverá apresentação do CASE Viapar; às 20:00 horas, apresentação do CASO da Empresa Júnior – referente ao projeto Anjos da Guarda e participação da Feira de Alimentação em Rosário, na Argegina. Às 20:30 horas, haverá a palestra do professor Pedro Felipe de Abreu, que abordará: Observatório Tecnológicos X Inovação – Projeto Região Sul. Informações pelo email adriano@cesumar br ou pelo fone 3027-6360 Ramaral 275.

Lula, aqui
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, estará no Paraná, amanhã. Lula estará na cidade de Foz do Iguaçu, ao lado de Nicanor Durante, presidente do Paraguai, onde vai inaugurar novas turbinas da Itaipu Binacional.

Mundo Econômico
Natalino Medeiros, que foi funcionário da Prefeitura Municipal de Maringá, na Gestão Silvio Barros (pai), e que é professor da Universidade Federal, tem o blog Mundo Econômico, área que ele entende muito. Natalino é tio da jornalista e agora advogada Marta Medeiros, que já integrou a equipe do JORNAL DO POVO.

Confraternização
O Partido Progressista, que em Maringá é presidido por Marco Antonio Rocha Loures, marcou para o dia 25, no Restaurante Porco no Tacho, na localidade de São Domingos, o seu jantar de confraternização do mês de março. O convite adesão custa R$ 12,90 com bebidas à parte.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Aldo Pesarini, Basílio Bacarin, Beija Flor, Claudete Miliorini da Silva, Darcy Pedro Thomaz, Gilson Aparecido Santos Machado, Inês Passafaro Colli, Ivo Tupan Borges, Lauri Galina, Maria Cleo Fumagalli, Maria Eliana Palma, Rosângela Marques de Oliveira, Luiz Carlos da Silva, Andrei de Oliveira Padilha, Alcides Donizete Guaraldo, Maria Cristina Suzuki, Karen Janaína Galina, Geni Rosa de Oliveira Pires, Silvio Marques de Almeida.
Estarão aniversariando amanhã (21)
Renata Luciana Alves, Anderson de Almeida Prado, Regine Barauna Duarte Medeiros, Margarete Mendes dos Santos, Maria Aparecida Morelli, Sebastião Campos Almeida, Nelson Tenório, Renata Aparecida Maia, Itamar Guidi de Lima, Ângelo Gomes Prado Gimenez, Edmar Luiz Altoé, Eliane Carolina de Almeida Maia Kotisifas, Alaércio Cardoso, Clovis Haurare Raimundo, Diógens Pinto Júnior, Elisa Germani, Junes Marta Pariz, Neusa Maria Kotescki Vitória, Nilson Ramires, Samir El Ghezz, Valter Buzzo.