19.5.07

Mosaico (domingo)

Estresse
A Operação Navalha, que prendeu mais de 40 na semana passada, provocou friozinho na barriga de muita gente ligada à Comissão Mista de Orçamento.
O país ficou sabendo que os anões continuam lá.

Tem mais
A semana que se inicia hoje não passará sem novos barulhos.

Força da net
A internet e o YouTube de forma especial mostraram que são a nova força da comunicação, inclusive em Maringá.
Enquanto autoridades, promotores e até gente da imprensa negava que tivessem dado tiros na arena do parque de exposições, três vídeos mostrando os estampidos foram publicados no You Tube e colocados no blog do colunista, por três espectadores diferentes. Em seguida, o autor se entregou à polícia.

Critérios
A exoneração de mais um CC da administração municipal – desta vez, de um ex-cabo eleitoral que inclusive chegou a ser detido ao depor na delegacia de polícia – é final de que os critérios na montagem da equipe não foram lá tão rigorosos.

Cena maringaense
Obras irregulares não faltam na cidade, e às vezes até patrocinadas pelo poder público.
O Centro de Sócio-Educação, que custará R$ 6,8 milhões, está sendo construído pelo governo do Estado em área de 20 mil metros quadrados doada pelo município, vizinha ao CTG, para ressocialização de adolescentes. A prefeitura autorizou a obra apesar de o terreno ficar dentro da zona de ruído 2 do chamado “cone do aeroporto”. O Comaer nem foi consultado.

Leitor pergunta
Pode uma empresa que condenou uma construção também apresentar-se como candidata a incorporar o novo prédio que ali surgirá?

Recordando
De Silvio II, no Contraedição, sobre a possibilidade de ter um petista como candidato a vice em 2008:
- Não descarto nada.

Derrota
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, que segundo a imprensa Curitiba seria candidato declarado à sucessão de Requião, já não tem mais a mesma força de antes.
Na semana passada, sua proposta de intervenção no PMDB de Cornélio Procópio (onde fez mais de 10 mil votos prometendo o partido ao atual prefeito) foi derrotada pelo diretório regional por 6 a 5. E o voto decisivo foi do presidente, Renato Adur.

O que? Onde?
A câmara de Maringá inova nos novos crachás, que não trazem a função e o local de serviço dos funcionários.

Na LRS
A proposta de Casa dos Conselhos, feita pela vereadora Marly Martin Silva (DEM), já está contemplada na Lei de Responsabilidade Social em vigor.

Sem estrutura
Hoje tem eleição para o Conselho Tutelar, sob fogo cerrado por causa do engessamento do pleito – a imprensa não pode divulgar nada além do que a entidade quer.
Aliás, observa especialista, os novos conselheiros encontrarão um Conselho que ressente-se de estrutura. Por exemplo, continua não existindo área técnica, como a jurídica.

Eleições 2008
PSB e PPS vêm conversando de forma afinada, em Maringá.
Wilson Quinteiro – que na terça às 20h15 preside mais uma reunião mensal - faz as costuras.

Gestor polêmico
A presença do prefeito Silvio Barros II na Conferência Municipal de Assistência Social, realizada semana passada, deu o que falar. Além da apresentação de um vídeo com uma Maringá fictícia, seu discurso polemizou.
Disse, por exemplo, que uma pessoa formada não está devolvendo nada à sociedade e está em dívida com o Estado, que lhe proporcionou educação gratuita (alguns acham que impostos contam), e que deveria existir triagem na hora de se conceder um leito público de UTI, priorizando-se quem não bebe e não fuma.

Aerp
A nova diretoria da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (2007/2009) tem dois da região: Maria Lucia Chiconato Maia Kotsifas (Rádio Maia FM), suplente de vice-presidente Noroeste, e Carlos Alexandre Rocha Barros (Rádio Jornal FM Ltda), tesoureiro-geral.

Casa nova
O PT de Maringá está de sede nova, a quinta desde 1989, inaugurada ontem com música ao vivo. A cor da casa, desta vez, é vermelha.

Qualificação
Começa amanhã a 2ª Semana de Controle de Infecção Hospitalar com palestras e estudos realizadas por profissionais especializados, visando a prevenção e qualificação do atendimento à população.
O evento acontecerá no anfiteatro da Associação Bom Samaritano.

Parece novela policial
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Em 2005 o carro de um médico de Doutor Camargo foi incendiado. As suspeitas recaíram sobre o médico paraguaio Miguel Angel Carballar Arévalos (foto), que trabalhava no Hospital Municipal de lá e que chegou a responder uma ação criminal. Ele teria incendiado o veículo do colega porque queria o cargo que este ocupava.
Miguel voltou aos holofotes este ano, no Mato Grosso do Sul, por ter planejado a morte do médico Ademir Aparecido Pimenta dos Reis, morto em 21 de março último numa emboscada na rodovia que liga Nova Andradina a Taquarussu. Miguel residia em Dourados e hoje está preso em Campo Grande. Um vigilante e uma enfermeira foram seus comparsas no crime. Uma psicóloga e uma enfermeira ficaram feridas durante o atentado.
Além do atentado ao médico de Dr. Camargo, Miguel Carballar, em sua passagem por aqui, ingressou com ação contra a Secretaria de Administração de Maringá, por não ter sido aprovado em concurso público realizado pela prefeitura (seu advogado inclusive foi o atual presidente da OAB). Circula ainda que o médico teria ameaçado de morte um ex-prefeito da região.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Andamento
Este é o prédio da Frangobras - empreendimento de um grupo de maringaenses - em Campo Mourão. A obra já está perto dos 30%.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Parte da história
Um panfleto com uma foto da velha estação rodoviária (tirada nos anos 70) foi distribuído na semana do aniversário da cidade. Traz palavras que ainda não tocaram o coração dos ditos homens públicos: "Parabéns Maringá pelos seus 60 anos. Não me destrua Maringá, faço parte de sua história".

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Aniversariante
Dona Helena Radaelli de Lima está completando hoje 90 anos de vida. Mãe da ex-vereadora Maria Arlene, Paulo Rubens (sócio do Atacadão, já falecido), João Gualberto e Cezar Lima, dona Helena foi casada com o professor, ex-vereador e ex-deputado federal Ary de Lima, um dos maiores intelectuais que a sessentona Maringá já teve e autor, em parceria com o maestro Aniceto Matti, do belo hino da cidade. Conversei apenas uma vez com dona Helena - na verdade, levei um puxão de orelha -, mas jamais esqueci sua sinceridade e honestidade, que faziam suas palavras simplesmente brilharem. É o que ficou gravado em mim: suas palavras tinham brilho.