21.5.07

Ronaldo Nezo (domingo)

Arquivado
O vereador Humberto Henrique queria que a prefeitura de Maringá fornecesse uma relação com os nomes, cargos, símbolos e datas de nomeação de todos os servidores ocupantes de cargos em comissão (CC’s) nas administrações direta e indireta do município. O requerimento foi apresentado na sessão de quinta-feira da câmara, mas foi retirado para arquivamento.

Drogas
Policiais civis e militares de todo o Estado participaram sexta-feira da Operação Norte Um. A intenção era cumprir 28 mandados de prisão, busca e apreensão - todos relacionados ao tráfico de drogas.

Narcodenúncias
Conforme o tenente Gilberto Kummer, a operação foi realizada como conseqüência de investigações feitas com base em denúncias recebidas pelo telefone 181 (o Narcodenúncias). O policial explicou que o foco da operação era prender o pequeno traficante. Ele disse que é esse traficante que mais dá trabalho, já que quase sempre tem ligação com outras formas de crimes – principalmente, a receptação e circulação de objetos furtados.

Policiais
A operação contou com 70 policiais. Na sexta-feira, cumpriram os mandados de busca e apreensão. Aqueles que são de outras cidades deixam Maringá neste domingo. Durante o fim de semana, a proposta era que participassem de outras ações de combate a diferentes crimes.

Revitalização
Quem não conhece o projeto de revitalização da avenida Brasil ainda tem dúvidas sobre o que será feito. Até boatos de que, na pressa, a prefeitura teria “escorregado” na formulação da proposta têm sido ouvidos e divulgados.

Canaletas
Um desses boatos aponta que a administração esqueceu que a saída de passageiros dos ônibus é pela direita – não pela esquerda, como prevê o projeto. Na verdade, as canaletas exclusivas para o transporte coletivo foram pensadas para que o usuário entre e saia da circular em pontos que serão instalados onde hoje está o canteiro central da avenida.

Previsto
Portanto, a prefeitura não esqueceu desse detalhe. A saída dos passageiros será mesmo do lado esquerdo; entretanto, há previsão que a frota de ônibus seja reformulada para atender essa exigência do projeto.

Elevação
No projeto de revitalização da avenida principal da cidade, os pontos de ônibus terão uma elevação - como ocorre em Curitiba. A idéia é que os passageiros não tenham que subir degraus para entrar e sair da circular. A proposta visa dar agilidade ao transporte coletivo e facilitar a vida dos usuários.

Dengue
Estou convencido que entendemos pouco desta doença. Na segunda-feira passada, entrevistei, na CBN, o biomédico Fernando Henrique Ribeiro. Ele trabalhou durante vários anos na Fundação Nacional de Saúde, no estado do Pará. Ele apresentou informações sobre a dengue que geralmente não ouvimos das autoridades locais.

Preocupa
Um aspecto preocupante, segundo Ribeiro, é que, após uma epidemia como a enfrentada neste ano, há o risco de o próximo verão registrar um número de casos de dengue ainda maior. A única forma de evitar o problema seria manter o combate aos focos do mosquito, mesmo durante o inverno – quando geralmente não há ocorrências da doença.

Combate
Ainda de acordo com o biomédico, a borra de café é mesmo uma fórmula caseira eficaz de pôr fim as larvas do aedes aegypti. Entretanto, como não é um método tão barato assim, Ribeiro sugeriu que as pessoas preparem uma solução caseira de água (90%) e vinagre (10%). É barato e elimina os ovos e larvas do mosquito da dengue.

Prêmio
O governo federal estuda conceder um prêmio para alunos, atendidos pelo Bolsa Família, que passarem de ano. A idéia é oferecer R$ 204,00 para todos os aprovados. O objetivo da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania é incentivar a família a manter o filho na escola e combater a evasão escolar.

Última
Para terminar a coluna de hoje, uma breve “filosofia” da jornalista Rosana Hermann. Segundo ela, ocupação e oposição são as duas forças que mantêm o nosso equilíbrio. “Sem ocupação a gente pira na batatinha. E sem oposição, a gente fica bestinha.” Nossos políticos também deveriam pensar nisso, né não?