18.6.07

Coluna do Ronaldo Nezo (domingo)

Leitura
Amanhã, a biblioteca central de Maringá volta a funcionar em horário normal. Nos últimos meses, as bibliotecas do município estavam atendendo das 10h às 16h. Segundo o secretário de Administração, Gilton Bonneau, o expediente integral foi possível depois do remanejamento de alguns funcionários. Ele acredita que em 30 dias as demais bibliotecas (localizadas nos bairros) também estarão abertas das 8h às 18h.

Corte
Bonneau lembra que o horário de atendimento das bibliotecas tinha sofrido redução por causa do corte no número de estagiários da prefeitura. De 600, o município passou a contar com 300 estagiários. A mudança provocou uma economia de R$ 1,3 milhão/ano aos cofres municipais.

Compras
Em entrevista à CBN, Gilton Bonneau também falou sobre um programa de compras que será implementado ainda este ano na prefeitura de Maringá. A idéia é criar um almoxarifado central, responsável por todas as licitações e também pela distribuição do material de expediente para os diferentes setores da administração pública.

Apoio
A proposta foi apresentada, nessa última semana, para integrantes da SER (Sociedade Eticamente Responsável). Como a idéia foi aprovada, a Secretaria de Administração passa a cumprir um cronograma para instalação do almoxarifado central.

Economia
A intenção do projeto é obter uma economia de até 40% nos gastos com a compra desses materiais. Atualmente, funcionam 14 almoxarifados na prefeitura. Com isso, os produtos são adquiridos de forma fracionada e sempre há variações significativas de preços.

Desvios
Questionado sobre a possibilidade de um almoxarifado central facilitar a corrupção, Gilton Bonneau respondeu que o novo modelo de compras vai evitar que licitações sejam viciadas e o desvio de recursos públicos. Isto porque, o almoxarifado central contará com uma espécie de tabela de preços feita por representantes da SER. Ou seja, os preços estabelecidos para a compra serão definidos pela sociedade civil, de acordo com o que for encontrado mais barato no mercado.

Doação
A editora da UEM doou à prefeitura de Maringá cerca de 700 livros. São obras publicadas que agora estarão disponíveis nas cinco bibliotecas municipais. Obviamente, os livros não são destinados para estudantes do Ensino Fundamental. Ainda assim, alunos do Ensino Médio, do Ensino Superior e também educadores terão a chance de ter acesso a pesquisas relevantes. A iniciativa é oportuna, principalmente porque boa parte dessas obras estava depositada na universidade, longe dos olhos dos leitores.

Saúde
A Câmara de Maringá analisa o projeto que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2008. A proposta da administração pública privilegia, financeiramente, o programa Maringá Saudável. A justificativa do governo municipal é que é melhor prevenir do que remediar. Ainda estão contemplados pela LDO investimentos em infra-estrutura, recuperação da qualidade ambiental e valorização dos servidores da prefeitura.

Federalização
O vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Mário Azevedo, tem defendido a tese de federalização da instituição. A idéia parece boa, principalmente porque o governo federal é mais generoso na liberação de recursos para as IES. Contudo, essa discussão ainda vai deixar o governador Requião nervoso. Pode apostar!

Dengue
Como a gente não tem ouvido ninguém reclamar que está com dengue, poucas pessoas têm solicitado estatísticas da doença. Um levantamento feito no final dessa semana revelou que Maringá tem 3.074 casos confirmados; há outras 7.859 ocorrências suspeitas.

Licença
O governo federal resolveu ampliar o direito à licença-maternidade. A partir de agora, mesmo desempregadas, as mulheres também poderão requerer o benefício. Pelas novas regras, terão direito ao “salário” aquelas que tiveram – ou adotaram - o filho em um período que varia de 12 a 36 meses após a demissão ou a partir da data da última contribuição individual.

Blog
Estou bastante satisfeito por ter mudado de “casa”. Na semana passada, estreamos no Wordpress e os resultados são muito bons. Um detalhe legal é que o blog já está no Top 100 do provedor (os mais acessados). Quem ainda não conhece, o endereço é www.blogdoronaldo.wordpress.com.