20.6.07

Coluna do Verde (quinta)

“ Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” ( Salmos 34 – 8 )

Agricultura
O maringaense Ágide Meneguette, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP – esteve ontem em Brasílica, quando apresentou aos parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional, o estudo da entidade que mostra a situação crítica em que se encontram os produtores rurais do Paraná em razão do endividamento generalizado. O encontro foi na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.

Encontro do PDT
O vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, que é o presidente da Executiva do PDT de Maringá, informa que amanhã, às 19:30 horas na Câmara Municipal de Maringá, será realizado o Encontro do PDT da Região da Amusep, com a presença do senador Osmar Dias.

Bom momento
A indústria automobilística no Brasil está vivendo um bom momento, tendo completado ontem 1 milhão de veículos emplacados neste ano. O resultado foi obtido 37 dias antes do prazo alcançado em 2006, já que o primeiro milhão daquele ano só foi registrado no dia 27 de julho.

Comida oriental
Domingo, o Rotary Club Maringá Parque do Ingá, estará promovendo uma deliciosa comida oriental com o cardápio contendo: yakissoba, yakimeshi, frango regado à moda, ao preço de R$ 15,00 para retirar no horário das 10:30 às 13:00 horas. Os convites podem ser comprado antecipadamente com Paulo Badan, pelo fone 3025-7031, que fará a entrega.

Sessão
A Câmara Municipal de Maringá,. realiza Sessão Ordinária, hoje, às 18:00 horas, presidida por John Alves Correa, do PMDB, quando diversas matérias de interesse do município e dos munícipes, estarão sendo apreciadas.

Friosos
O volume de cheques sem fundos devolvidos, a cada mil compensados, caiu 5,9% nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, registrando-se a primeira queda no período deste 1999. A informação é da Serasa.

Briguinha
Vai acontecer um briguinha em Maringá reunindo nomes de importância na mundo econômico e social da cidade. É que existe um hangar anexo ao antigo Aeroporto Gastão Vidigal, propriedade de seis sócios. Como o hangar perdeu a finalidade tem sócios querendo vender o imóvel e tem sócio contrário à venda. Tudo indica que o caso será solucionado na justiça.

Não existe
O deputado federal Osmar Serraglio, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, de Umuarama, e que é o secretário da Câmara dos Deputados, disse magoado: “Eu nunca existir para o Diretório Estadual do PMDB paranaense”.

Novos sócios
O Lions Clube de Maringá Cristal, presidido por Vera Lopes, tem dois novos sócios, que foram empossados na noite do último sábado, durante reunião festiva realizada no Bristol Metrópole Hotel. Os novos leões são: Marcos Aurélio da Rosa e Yoshime Toy.

Personalidade
O prefeito de Curitiba, Beto Richa, do Partido da Social Democracia Brasileira, vai ser homenageado na próxima segunda-feira, dia 25, no Graciosa County Club. Na oportunidade ele receberá o prêmio Personalidade Aecic do Ano.

Assumido
O cabeleireiro Wanderley Nunes, é maringaense assumido. Ao ser entrevistado pelo jornal Folha de Londrina, afirmou: “Sou de Maringá. Tenho ótimas lembranças da cidade, minha infância foi maravilhosa, algo único”. Wanderley Nunes, tem quatro salões Studio W, e só o da cidade de Campinas tem 600 funcionários. Na sua lista de clientes estão personalidades como: Gisele Bündchen, Athina Onássis, Sandy, Gal Costa, Letícia Spiller, Fátima Bernardes, Cláudia Raia, Edson Celulari, Rodrigo Santoro, Paloma Duarte e a primeira dama do Brasil Maria Letícia Lula da Silva.

Destaque
A deputada federal Jusmari Oliveira, do PR da Bahia, destacou a atuação da Caixa Econômica Federal na área de habitação. A deputada disse que a Caixa promove o desenvolvimento econômico da maioria das pequenas e médias cidades brasileiras. Ela ressaltou: “O Congresso tem a responsabilidade de ampliar o acesso da população a Caixa”.

Concurso
A Universidade Estadual de Maringá promove concurso para contratação de seis médicos na área de Medicina Intensiva Pediátrica e um para Medicina Intensiva. As inscrições estão abertas até amanhã, dia 22, pelo site www.uem.br/concurso.

Etanol brasileiro
O deputado federal Duarte Nogueira, do PSDB de São Paulo, disse que participou nos Estados Unidos de vários encontros organizados pela Bolsa Mercantil e de Futuros sobre comodities e auto regulação, onde também se falou sobre o etanou brasileiro. Disse o deputado que foi discutida a criação de um mercado mundial para o etanol, com participação de 20 países, concluindo que o etanol é o combustível do futuro.

Tratamento
O professor Wilson de Matos Silva, reitor do Cesumar e atualmente exercendo o cargo de senador da República, pelo Partido da Social Democracia Brasileira, de Maringá, trata a deputada estadual Cida Boghetti, do PP maringaense, de maneira diferenciada. Enquanto outros tratam a deputada de Cida Borghetti, ele a trata de Cida Barros, já que ela é esposa do deputado federal Ricardo Barros.

Excesso
O Brasil tem um número excessivo de leis, com a maioria sendo desconhecidas da população e consequentemente, deixando de serem cumpridas. Até ontem, o Brasil contava com 181.318 leis.

Cidadania
A Câmara Municipal de Maringá, vai realizar Sessão Solene, na 20:00 horas, quando o economista Rodolfo Purpur, que foi professor e reitor da Uem, tendo sido também secretário municipal e candidado a vice prefeito do município, estará recebendo o Título de Cidadão Benemérito do Município, por propositura do vereador Walter Guerlles.

Urgência
A sucessão de escândalos de corrupção e casos de impunidade mostram a urgente necessidade de alteração no sistema político brasileiro. A avaliação é do deputado federal Osório Adriano, do DEM do Distrito Federal. Para ele, a reforma política é inadiável.

Tribuna
A Tribuna de Paiçandu, tablóide editado pelo jornalista e advogado Francisco Timbó de Souza, está circulando com uma edição especial comemorativa a posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Maringá.

Liberação
O deputado Celso Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, disse que representantes do governo federal, em reunião com integrantes da subcomissão permanente da agricultura familiar, garantiram a liberação de R$ 12 bilhões para o Plano Safra 2007/2008.

Viapar
Dica da Viapar para os motoristas: calibre os pneus uma vez por semana e antes de viagens, com pressão indicada no manual do veículo: troque os pneus se os sulcos da borracha tiverem menos de 1,6 milímetro de profundidade.

Novena
Amanhã, durante todo o dia, haverá Novena de Santa Rita de Cássia, na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no Parque Residencial Itaipu.

Imobiliárias
Editado por Claudomiro Venâncio, está circulando a nova edição do Jornal de Ofertas Imobiliárias, publicação da Central de Negócios Imobiliários de Maringá, com distribuição gratuíta, e que traz as melhores ofertas do ramo imobiliário da cidade.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Rogério Conrado dos Santos, Yamara Maria de Oliveira Felipe, Luiz Valdecir Rigolin, Marcelo Bertin, Maria Aparecida Nogueira de Brito, Maria Aparecida Sotoski de Souza, Ana Paula Ribeiro, Wandeir Alberto Ortencio, Adouber Aparecido Sanches de Mello, João Crotiz, Moacir Arthungue Dalmas, Ivone Varela, José Eudes Januário, Luiz Roberto Ferreira Pismel, Marcia Abrão, Maria Luiza Malu Pantarotto, Patrícia Belini, Roocicler Eloisa Souza de B Gizzi Rocha, Roger Tadashi Hirata.