28.6.07

Coluna do Verde (sexta)

“ Deus, somente tu conheces o tamanho da minha capacidade. Libera o meu potencial e torna-o realidade. Que de hoje em diante eu pare de buscar a perfeição em minha própria força”.

Crescimento
A água mineral Crystal, que é de propriedade da Coca Cola Femsa, alcançou 36,4% do mercado na Grade São Paulo, durante abril e maio, de acordo com levantamento feito pela AC Nielsen, que é especialista no setor. Na comparação com fevereiro e março o crescimento foi de 1,4%.

Em Londrina
Ênio Verri, secretário de Estado do Planejamento do Paraná, estará hoje na cidade de Londrina, quando será lançado o Arranjo Produtivo Local, na área de confecções. O lançamento será no Centro de Vestuário e Moda da Região Norte do Paraná.

Aumento
As vendas do comércio atacadista de tecidos de São Paulo tiveram um aumento médio de 7% na primeira quinzena deste mês de junho, na comparação com o mesmo período do mês de maio. O levantamento foi feito pelo sindicato dos setor.

Adega Brasil
A Adega Brasil, em Curitiba, dos irmãos Waldomiro e Guilherme Fávaro, ofereceu na última segunda-feira, em sua sede na capital paranaense, um completo curso de vinhos, somente para garçons, e gratuitamente. O objetivo foi ensinar o garçom a trabalhar melhor com a bebida, melhorar o atendimento kaos clientes e sugerir harmonizações. Foi um sucesso.

Agricultura
O deputado federal Carlos Melles, do DEM de Minas Gerais, defendeu a criação de uma nova política de crédito para a agricultura brasileira. Ele destacou que jo setor é o mais dinâmico da economia e o principal responsável pela manutenção dos saldos comerciais positivos do País. Mesmo assim, encontra-se sobrecarregado por uma dívida elevada junto ao sistema financeiro.

Atletas de Maringá
Registrei na coluna o destaque que a revista Veja deu ao maratonista maringaense Vanderlei Cordeiro de Lima, mas devo registrar também o destaque que a revista dedicou a maringaense Natália Falavigna, que agora reside em Londrina, e que estará participando do Pan na categoria Tae Kwon do. Ainda no Pan, estarão participando os atletas maringaenses Alexandre Morelli, Renato Tupan e Leonardo Bertolini, todos na categoria handebol.

Preocupação
O deputado federal Rodovalho, que pertence ao Democratas, do Distribo Federal, manifestou preocupação com a situação do Instituto do Coração (Incor) do Distrito Federal, que tem passado diversas dificuldades financeiras e pode fechar as portas se uma solução não for encontrada.

Cidadania
O deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá, vai receber hoje o Título de Cidadão Honorário de Pitanga. Ricardo Barros tem sido em suas eleições o mais votado daquele município. A propósito, Ricardo queria que Pitanga se transformasse na capital do Estado.

Dinheiro de motel
O deputado federal Paulo Maluf, do PP de São Paulo, criticou as taxas de juros praticadas no Brasil, que segundo ele, só fazem atrair capital especulativo. Maluf fez a seguinte comparação: “É dinheiro de motel, chega de noite e vai embora no dia seguinte”.

Diário: 33 anos
Fundado por Joaquim Dutra, o jornal Diário do Norte do Paraná, de propriedade de Frank Vieira da Silva e Rosey Rachel Vieira da Silva, está comemorando hoje 33 anos de fundação. O Diário é hoje o principal jornal do interior do Estado, e um dos principais do interior do Brasil.

PAC do interior
Jusmari Oliveira, que é deputada federal pelo PR do Estado da Bahia, propôs em Plenário um Plano de Aceleramento do Crescimento do Interior. Ela deseja um PAC que contemple todas as formas de produção lá existentes e que promova investimentos em infra-estrurua para escoamento da produção.

Amusep
Hoje, a partir de 14:00 horas, sob a presidência da prefeita de Lobato, Tânia Martins Costa, estará acontecendo na cidade de Itambé, administrada pelo prefeito João Cabrera, reunião da Amusep – Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense=, com todos os prefeitos integrantes da entidade devendo estar presentes.

Sorriso do ano
A Sociedade Brasileira de Odontologia Estética elegeu o ator Murilo Rosa, por unanimidade, o dono do “Sorriso do Ano”. Já foram eleitos em outros anos: Tereza Collor, Paulo Zulu, Giovanna Antonelli e Luigi Baricelli.

Qual indústria?
O deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá, estaria com seu nome incluído na chapa liderada pelo atual presidente Rodrigo Rocha Loures, para disputar a presidência da Fiep – Federação da Indústria do Estado do Paraná-, na eleição marcada para o dia 13 de agosto. Eu nem sabia que Ricardo Barros tem indústria.

Falta pouco
O senador e ex-presidente da República, José Sarney, disse que não pretende disputar a presidência do Senado num eventual afastamento do senador Renan Calheiros, e que não quer saber de presidir mais nada. José Sarney disse que está com 78 anos e que ao completar 80 anos vai deixar a política.

Descartado
Pelo menos de momento, está descartada a hipótese de manter o advogado e agricultor Carlos Roberto Pupin, atual vice prefeito do município, na chapa liderada pelo prefeito Silvio Barros II, visando reeleição na Prefeitura de Maringá. Pupin continuaria sendo aliado, com o compromisso de uma eventual candidatura a deputado federal em 2010, mas agora os nomes preferidos para a vice são os de Walter Guerlles, Márcia Socreppa e Belino Bravin Filho.

Boa propagandista
A tintura de cavelos Beauty Color, que é fabricada pela Bony Plus empresa sediada em Pinhais, aumentou em 64% sua venda depois que passou a Ter a apresentadora Ana Hickmann como garota propaganda do produto, há um ano e meio.

Diplomado
Ontem, o senador Álvaro Dias, do PSDB, que está licenciado o cargo, recebeu o diploma de Doutor em Administração Governamental pela Sounthem States University. Com o licenciamento de Álvaro Dias, que aproveita para tratamento e recuperação de uma cirurgia no joelho, o cargo no Senado está sendo ocupado por seu suplente, o senador Wilson de Matos Silva, do PSDB de Maringá.

Quer apoio
O Partido Democratas, deseja continuar administrando a cidade de São Paulo. Para tanto, emissários do DEM têm mantido constantes contatos com o governador paulista José Serra e demais lideranças tucanas, no sentido de garantir o apoio do PSDB na campanha pela reeleição do atual prefeito Gilberto Kassab.

Vôo maior
O grupo liderado pelo deputado federal Ricardo Barros, trabalha na perspectiva de um vôo maior para o deputado pepista. O grupo pensa numa candidatura de Osmar Dias para o Palácio Iguaçu, o que abriria uma vaga na disputa do Senado, que seria de Ricardo Barros, e Carlos Roberto Pupin, seria o candidato a deputado federal na atual vaga de Ricardo Barros.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Almeri Pedro de Carvalho, Elisabeth Fátima Arruda, Paulo Francisco Tripoloni, Marcos Kenji Fujisawa, Victor de Luca, Pedro Luiz Fuentes Dias, Renata Pozzi, Nayara Cristina Vicentini Giraldelli, Marilda Rosa Andrella, Pedro Ricardo Rodrigues dos Santos, José Joaquim Rodrigues Júnior, Nara Cristina Simon Tomazini, Anna Tereza Vallias Meira, Daniel das Neves Martins, Francisca Parizotto, Marcelo Ribeiro Hilário, Pedro Romualdo Wurmeister, Thézio Fuji Martins.