20.6.07

Conselho de Saúde questiona posto de saúde no Cesumar

Na reunião de ontem, o Conselho Municipal de Saúde de Maringá solicitou esclarecimentos à Secretaria de Saúde em relação à abertura do Posto de Saúde Aclimação, que funciona dentro do Cesumar. O questionamento girou em torno do compromisso assumido pela prefeitura, no ato da aprovação desta abertura - cerca de um ano atrás - de que o posto só seria aberto se não houvesse remanejamento de profissionais de outras unidades e que estas estariam com seus quadros completos. Na época houve uma grande discussão em torno deste projeto, visto que não era deliberação da conferência Municipal de Saúde, portanto não era demanda da população e sim do gestor e do Cesumar. A grande preocupação era justamente de abrir um posto sem condições de funcionamento e retirando profissionais de outros postos de saúde do município, que já sofrem com a falta de médicos e equipes do PSF (Programa Saúde da Família) incompletas.
O NIS (Núcleo Integrado de Saúde) Aclimação foi inaugurado na última sexta-feira e aberto para atendimento ao público nesta segunda. Porém, está funcionando parcialmente com 01 Ginecologista que foi transferido do Posto de Saúde Maringá Velho (este atendendo meio período) e um clínico geral sendo mantido com horas extras, além de alguns agentes de saúde que estão fazendo cadastramento dos usuários, ou seja, o compromisso que a Secretaria de Saúde assumiu não foi cumprido.
O conselho, através da comissão de assistência e avaliação, irá avaliar os trabalhos da unidade no período de trinta dias, devendo apresentar um relatório destas atividades na próxima reunião
ordinária do CMS. Esta comissão também deverá verificar a falta de profissionais em outras unidades de saúde do município.

Luiz Fernando Rodrigues
Conselheiro Municipal de Saúde