28.6.07

Preocupação com o verde

Prezado Senhor,



Vimos pelo presente informar Vossa Senhoria, um lamentável fato que muito entristeceu tanto a diretoria de nossa Associação, como parte da população que mora no grande Jardim Alvorada e também se preocupa com a preservação do Meio Ambiente e pela conservação do verde de Maringá, que já foi destaque em diversos noticiários pela imprensa.
O fato aconteceu há algumas semanas quando a rede de farmácias São Paulo comprou as farmácias Biofarma e na famosa praça Farroupilha no Jardim Alvorada, tradicional local de comícios em ano eleitoral, para destacar a nova fachada da farmácia São Paulo, uma árvore de porte semelhante as existentes na citada praça, foi cortada.
A justificativa deste tem por finalidade instruir Procedimento Investigatório Preliminar, se esta promotoria achar necessário, haja vista que a árvore aparentemente não apresentava sinal de risco ou ameaça, já que as árvores naquele local são viçosas e acreditamos que nenhuma perícia ou laudo indicasse sua remoção, a não ser que haja conivência por parte de funcionários ou da administração municipal. Num momento em que tanto se fala em preservação do Meio Ambiente, o que mais nos deixou perplexos, é que costumeiramente onde uma árvore é removida, uma nova é plantada no local, porém no caso em questão, para indignação de todos, após retirarem a raiz da referida árvore, o local foi cimentado e colocado calçada.
Situações como esta estão se repetindo em Maringá, já testemunhamos outras, principalmente na Avenida Brasil, o que parece ser uma tendência de alguns comerciantes, a mais recente foi em frente a tradicional panificadora Pão Quente, na avenida Mandacaru, próximo a 9ª S.D.P., porém nos outros casos é plantado um pequeno ramo ou arbusto que se algum dia conseguir virar uma árvore, esperamos não entrar para o lema “Corte uma árvore, preserve as fachadas”.
Sendo o que se apresentava para o momento, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos e ao ensejo, manifestamos nossas considerações e apreço.

Atenciosamente


Jorge Gonçalves de Oliveira
RG:4.239.422.0-SSP/Pr.
Presidente – AMOBJA III





Ilmo. Sr.
DOUTOR MANOEL ILECIR
MD. Promotor de Justiça da 13ª Promotoria de Justiça e Proteção ao Meio Ambiente e Defesa do Deficiente Físico da Comarca de Maringá
Av: Herval, 171 - CEP:87013-230 – Fone: 3226-0484
Maringá – Pr.