17.6.07

Tais brincando?! (domingo)

Por TATTA CABRAL

Numa base de bombardeiros nucleares americana, houve uma avaliação de condutas em situações de emergência. Um oficial aproximou-se de um aviador que estava de guarda junto de um bombardeiro. Como teste, disse ao aviador que teria de ir a bordo da aeronave para completar a avaliação. O acesso lhe foi negado. O oficial perguntou ao aviador o que faria se ele embarcasse assim mesmo. O aviador respondeu que chamaria seu superior. Achando que detectara uma grave falha na segurança, o oficial perguntou:
– Por que chamaria seu superior enquanto uma tentativa de sabotagem poderia estar ocorrendo?
E veio a resposta:
– Porque eu teria de saber o que fazer com o seu cadáver...
...
Uma perua foi hospitalizada para fazer uma cirurgia. Os médicos a anestesiaram e, para saber se a anestesia já estava fazendo efeito, perguntaram seu nome. Ela ficou furiosa:
– Que hospital é este onde não sabem o nome do paciente que vão operar?...
...
Entreouvido uma das mesas do Varanda Mineira:
- O que é que a mulher faria se o homem se extinguisse?
- Meu amigo, pode crer: ela domesticava outro animal!...
...
Como enfermeira de uma maternidade, uma mulher já tivera de responder a todo tipo de pergunta de pais e parentes. Não pôde deixar de notar que um futuro pai se mostrava particularmente interessado no monitor fetal:
– Tem algum problema se eu mexer no botão de som de vez em quando? – perguntou ele.
– Não – respondeu. – Mas por que o senhor quer fazer isso?
Sorrindo, com ar pensativo, o pai explicou:
– Bem, por experiência própria, sei que provavelmente esta é a última vez na vida dele que eu vou poder controlar o volume...
...
Um técnico trabalhava numa empresa de levantamentos aéreos, onde era responsável pelas informações sobre as aeronaves. Um dia, ligaram do Controle de Tráfego Aéreo para saber sobre uma aeronave de prefixo PT-VDO e, como de costume, utilizaram o alfabeto fonético. Ele estava fora de sua sala e um colega que se encontrava no seu setor atendeu a ligação. Quando lhe perguntaram sobre Victor Delta Oscar, ele respondeu:
- Sinto muito, mas não trabalha ninguém aqui com esse nome.
E desligou...
...
Um profissional que faz transcrições de relatórios médicos norte-americanos, revela algumas pérolas que já lhe ditaram:
“A paciente é casada, mora com o marido e não tem outras queixas.”
“O corpo do paciente foi para um lado e ele foi para o outro.”
“Apesar da fisioterapia, existem momentos em que ele se sente bem.”
“O paciente trabalha em turnos de oito horas, de cinco a seis horas por dia.”
“Há formigamento num dos pés esquerdos.”
“Depois dos raios X, o joelho esquerdo foi mandado para o médico da família.”
...
Numa empresa, todos que se envolviam em acidentes de trânsito freqüentavam um curso especial de direção. Depois de um acidente, um funcionário foi fazer o curso. O instrutor mostrou à turma um filme antigo, gravado do volante de um carro em movimento. À frente, havia diversos obstáculos. O instrutor perguntou ao sujeito que medida ele tomaria em determinada situação. Ele respondeu que entraria no posto de gasolina que se via na tela. Quando o instrutor lhe explicou que não era necessário encher o tanque do carro, ele argumentou:
– A esse preço, não podemos perder a oportunidade...
...
Estava lá na agenda daquele sujeito bastante escorregadio: “Segundas: intenções”...
...
Uma mulher sempre organizou sua correspondência, guardando tudo, desde as cartas de amor de seu marido até convites de casamento e comunicações de nascimento. Mas, quando seu filho mais velho regressou do quartel, após cumprir o serviço militar obrigatório, ficou espantado ao ver todas as cartas que ele tinha escrito para ela divididas em dois montinhos iguais, amarrados com um barbante. Ela explicou:
– No primeiro montinho estão as cartas em que você se queixa da comida. No segundo, em que você se queixa do resto....