3.8.07

Faça seu dia valer a pena

Por CLÁUDIO MARQUES DA SILVA

Muitas pessoas em cartas e e-mails manifestam o pensamento de que sou um revoltado com a vida e um infeliz. Puro engano. Em meus artigos manifesto minha indignação e revolta com a corrupção e falta de ética no trato com a coisa pública. Sou um apaixonado pela vida. Ao levantar, oro e peço a Deus que me dê forças e sabedoria para que ao final do dia eu possa fazer uma reflexão e concluir que o dia valeu a pena. Sempre acreditei que Deus nunca colocaria um necessitado no meu caminho caso eu não tivesse condições de fazer alguma coisa, ainda que seja proferir uma palavra amiga, um consolo, um carinho que dará forças para esta pessoa continuar na caminhada. Muitos imaginam que viver bem significa poder ir a todos os lugares do mundo e comprar tudo o que bem entender. Isto pode até proporcionar um momento de euforia, mas está longe do sentimento de verdadeira felicidade. Se você está à procura de um estado de felicidade perene, sua busca é equivocada. Nesta vida temos momentos felizes. Aproveite-os, mas saiba que enquanto viver, momentos de felicidade e paz se alternarão com momentos de tristeza e dor. É a vida, aliás, bela vida. Saber interpretar e enfrentar estas situações é o primeiro passo da arte de viver bem. Procure ajudar outras pessoas a solucionar seus problemas e conflitos. Quando estava no Corpo de Fuzileiros Navais, ao me sentir a beira de um colapso devido ao cansaço físico, procurava um outro companheiro em pior situação e me oferecia para carregar a mochila dele. Isto, aos meus olhos, me transformava em herói. Eu passava a ser o artista principal do filme da vida real e isto, estranhamente, me enchia de forças para continuar. Procure fugir das armadilhas da falsa caridade, pois em nossa sociedade temos a tendência de só oferecer carona a quem já possui um carro, ou seja, estamos sempre dispostos a ajudar quem não precisa de nossa ajuda. Quer um exemplo. Pobres ao serem convidados para um casamento de rico ficam endividados para comprar um “presente à altura”, ao passo que para casamento de outro pobre uma bacia de 1,99 está ótimo. Revise seus sonhos constantemente, fuja dos exageros. Para viver bem ninguém precisa da mansão de Michael Jackson, haras do Bispo Hernandes ou, da cama da Ethan Ellos, da Bispa Sônia. Lembre-se que sempre haverá algo novo a ser consumido, portanto aprenda a viver com o que é necessário antes que se torne um escravo do dinheiro. Não tendo limites no gastar você será obrigado a contratar o ex-guerrilheiro convertido ao capitalismo e atual consultor José Dirceu, ou Renan Calheiros, com seus bois superdotados, ou ainda Joaquim Roriz com sua bezerrinha de trezentos mil reais. Eles conhecem o caminho da riqueza, pena que desconheçam a trilha da ética e da honestidade. A vida de um corrupto está firmada na ilusão. Dinheiro ilícito serve apenas para construir castelos de areia. Será gasto com processos, amantes oportunistas, remédios controlados e... serviços fúnebres. Nunca se esqueçam da “lição de vida” de PC Farias e acompanhem com atenção a vida de corruptos como Paulo Maluf e outros. Aguardem. A justiça de Deus nunca tarda e nunca falha, ela vem no dia certo e na medida exata, sempre.

Claudio Marques da Silva
Delegado de Polícia Estadual
Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos
Diretor Jurídico do SIDEPOL/PR
e-mail-delegadomarques@hotmail.com