Ronaldo Nezo (domingo)
Bicicletas
Governantes com boas idéias são coisas raras no planeta. Geralmente as melhores iniciativas nascem na França - terra onde, desde séculos passados, o povo se dedica ao conhecimento e à reflexão. Uma proposta fantástica está em vigor na cidade de Paris. O prefeito Bertrand Delanoë pôs para funcionar um serviço de aluguel de bicicletas.
Aluguel
Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 10 mil bicicletas espalhadas em pelo menos 750 diferentes pontos de Paris. A medida permite que qualquer cidadão pegue uma magrela para andar livremente. A pessoa sobe na bicicleta e sai pedalando; resolve tudo que precisar resolver e deixa o veículo em um outro ponto qualquer de aluguel. Custo da brincadeira? Só um euro - ou seja, cerca de R$ 2,80.
Ecologia I
A medida faz tanto sucesso que a prefeitura de Paris já estuda ampliar o número de magrelas para aluguel. A iniciativa visa diminuir a quantidade de veículos nas ruas e ainda combater a poluição.
E no Brasil
Cá com meus botões, pensei que a idéia poderia ser adotada em algumas cidades do nosso país. O problema é que a natureza marginal do brasileiro pode colocar o projeto em risco. Já imaginou quantas bicicletas desapareceriam ao final de cada dia?
Pedágio
Ainda esta semana deve entrar em vigor a medida que isenta os moradores onde há praças de pedágio. Na prática, com a divulgação da lei no Diário Oficial, quem reside numa cidade onde tem uma praça de pedágio não terá necessidade de pagar a taxa - basta o carro estar devidamente documentado e registrado na cidade.
Benefício
Obviamente, a medida é interessante para essas comunidades. Em Maringá, por exemplo, encontramos várias pessoas que gastam diariamente alguns reais porque moram em Mandaguari – ou Castelo Branco - e trabalham aqui. Esse custo deverá ser extinto.
Problema
Tudo tem um outro lado. Se a medida traz benefícios para alguns, causa prejuízos para outros. As concessionárias de rodovias sofrerão um impacto significativo nas receitas. Por conta disso, já estudam alterar o planejamento de investimentos em melhorias nas estradas pedagiadas ou aumentar o valor da tarifa.
Reconhecimento
Claro que nenhum paranaense gostar de pagar tanto para trafegar pelas rodovias do Paraná. Entretanto, por mais que se fale que a concessão das estradas tenha sido um jogo de cartas marcadas, é preciso cautela no momento de se pensar em atropelar cláusulas contratuais – como tem tentado fazer o governo Requião. As empresas fazem o papel delas – e visam lucro. Se o resultado dessas concessões é questionável, a responsabilidade é da administração de Jaime Lerner que fez o que fez e a população ainda o reelegeu em 1998 – pouco depois de ter sido entregue as estradas do Paraná para a iniciativa privada.
Ecologia II
O jornalista Everton Barbosa, da CBN, fez uma reportagem muito interessante sobre a iniciativa da Cocamar que tem transformado embalagens PET em fios de poliéster, os chamados fios ecológicos. A cooperativa revela que tem aliado crescimento econômico e preservação do meio ambiente.
Receptividade
A idéia pode até parecer estranha para muita gente. Entretanto, a reciclagem das garrafas plásticas possibilita o desenvolvimento de um fio que serve para a fabricação de um tecido diferenciado, que já está presente em várias indústrias de confecção. Esse tecido mescla 50% de algodão com 50% de fibra de poliéster. A idéia nasceu há cinco anos e a meta da cooperativa é chegar a um estágio onde seja possível confeccionar roupas com material 100% reciclável.
Show
A partir da próxima quinta-feira, 23, Maringá receberá um grande evento da aviação. O Brazil Air Fair (Feira da Aeronáutica) será realizado na cidade e deverá atrair centenas de visitantes, de várias partes do país. A feira tem o objetivo de comercializar aeronaves que podem ser compradas entre R$ 100 mil a U$ 2 milhões. Entretanto, o evento não será restrito apenas aos interessados em negócios; grandes espetáculos aéreos serão apresentados ao público. No sábado, ocorre o show mais esperado: as ousadas manobras dos aviões da esquadrilha da fumaça.
Governantes com boas idéias são coisas raras no planeta. Geralmente as melhores iniciativas nascem na França - terra onde, desde séculos passados, o povo se dedica ao conhecimento e à reflexão. Uma proposta fantástica está em vigor na cidade de Paris. O prefeito Bertrand Delanoë pôs para funcionar um serviço de aluguel de bicicletas.
Aluguel
Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 10 mil bicicletas espalhadas em pelo menos 750 diferentes pontos de Paris. A medida permite que qualquer cidadão pegue uma magrela para andar livremente. A pessoa sobe na bicicleta e sai pedalando; resolve tudo que precisar resolver e deixa o veículo em um outro ponto qualquer de aluguel. Custo da brincadeira? Só um euro - ou seja, cerca de R$ 2,80.
Ecologia I
A medida faz tanto sucesso que a prefeitura de Paris já estuda ampliar o número de magrelas para aluguel. A iniciativa visa diminuir a quantidade de veículos nas ruas e ainda combater a poluição.
E no Brasil
Cá com meus botões, pensei que a idéia poderia ser adotada em algumas cidades do nosso país. O problema é que a natureza marginal do brasileiro pode colocar o projeto em risco. Já imaginou quantas bicicletas desapareceriam ao final de cada dia?
Pedágio
Ainda esta semana deve entrar em vigor a medida que isenta os moradores onde há praças de pedágio. Na prática, com a divulgação da lei no Diário Oficial, quem reside numa cidade onde tem uma praça de pedágio não terá necessidade de pagar a taxa - basta o carro estar devidamente documentado e registrado na cidade.
Benefício
Obviamente, a medida é interessante para essas comunidades. Em Maringá, por exemplo, encontramos várias pessoas que gastam diariamente alguns reais porque moram em Mandaguari – ou Castelo Branco - e trabalham aqui. Esse custo deverá ser extinto.
Problema
Tudo tem um outro lado. Se a medida traz benefícios para alguns, causa prejuízos para outros. As concessionárias de rodovias sofrerão um impacto significativo nas receitas. Por conta disso, já estudam alterar o planejamento de investimentos em melhorias nas estradas pedagiadas ou aumentar o valor da tarifa.
Reconhecimento
Claro que nenhum paranaense gostar de pagar tanto para trafegar pelas rodovias do Paraná. Entretanto, por mais que se fale que a concessão das estradas tenha sido um jogo de cartas marcadas, é preciso cautela no momento de se pensar em atropelar cláusulas contratuais – como tem tentado fazer o governo Requião. As empresas fazem o papel delas – e visam lucro. Se o resultado dessas concessões é questionável, a responsabilidade é da administração de Jaime Lerner que fez o que fez e a população ainda o reelegeu em 1998 – pouco depois de ter sido entregue as estradas do Paraná para a iniciativa privada.
Ecologia II
O jornalista Everton Barbosa, da CBN, fez uma reportagem muito interessante sobre a iniciativa da Cocamar que tem transformado embalagens PET em fios de poliéster, os chamados fios ecológicos. A cooperativa revela que tem aliado crescimento econômico e preservação do meio ambiente.
Receptividade
A idéia pode até parecer estranha para muita gente. Entretanto, a reciclagem das garrafas plásticas possibilita o desenvolvimento de um fio que serve para a fabricação de um tecido diferenciado, que já está presente em várias indústrias de confecção. Esse tecido mescla 50% de algodão com 50% de fibra de poliéster. A idéia nasceu há cinco anos e a meta da cooperativa é chegar a um estágio onde seja possível confeccionar roupas com material 100% reciclável.
Show
A partir da próxima quinta-feira, 23, Maringá receberá um grande evento da aviação. O Brazil Air Fair (Feira da Aeronáutica) será realizado na cidade e deverá atrair centenas de visitantes, de várias partes do país. A feira tem o objetivo de comercializar aeronaves que podem ser compradas entre R$ 100 mil a U$ 2 milhões. Entretanto, o evento não será restrito apenas aos interessados em negócios; grandes espetáculos aéreos serão apresentados ao público. No sábado, ocorre o show mais esperado: as ousadas manobras dos aviões da esquadrilha da fumaça.
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