11.8.07

Zaica, um homem de bem!

Por VALCIR JOSÉ MARTINS

Um homem se vai, mas ficam suas idéias, atitudes e ideais. Jamais esquecerei sua convicção, sua verdade, seu carisma, a calma interior, sua firmeza, seu olhar olhando nos olhos e sorrindo.
Parecia ler a nossa alma e nossa aura. Conhecedor, digno e humilde como devem ser os sábios, ensinou-me lições de vida e sobre o além da vida.
Desencarnou o amigo, o pai, o palestrante, o empresário, o homem de bem. Deixou o corpo físico, apenas, como todos nós faremos um dia. Foi ter com os bons espíritos, retornou à luz, de onde veio com a missão de transmitir conhecimentos e se aperfeiçoar.
Com essas palavras iniciais de Ângela Ramalho, um resumo de texto publicado no site recanto das letras, queremos homenagear Cleuzanir Ivantes, o Zaica, que deixou o mundo físico e retornou à pátria espiritual no último dia 27 de julho.
Zaica é um ser humano que pelo seu trabalho em favor do próximo, e demais qualidades pessoais, pode ser considerado um homem de bem. E o que é preciso para ser um homem de bem?
O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se interrogar a consciência sobre os seus próprios atos, a si perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou, voluntariamente, alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele, enfim, se fez a outrem tudo o que desejara que lhe fizessem.
O homem de bem tem fé no futuro, razão por que coloca as coisas espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.
Possuído do sentimento de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma, retribuí o mal com bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça. Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros.
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.Estuda as próprias imperfeições e trabalha incessantemente para combatê-las. Emprega todos os esforços para poder dizer, a cada dia, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.
Estas são algumas das qualidades citadas no Evangelho Segundo o Espiritismo. O Zaica possuía muitas outras.Maringá perdeu um dos maiores palestrantes espíritas que conheci, mas o mundo espiritual ganhou um grande reforço, que junto com Alvo Vizoto e outros companheiros continuará trabalhando pelo bem de todos nós encarnados e desencarnados.
Prossiga em paz companheiro!

VALCIR JOSÉ MARTINS, Administrador, Maringá- Pr.