20.9.07

Governo Lula e os movimentos e pastorais sociais

E´ verdade que Lula não trabalhou como nós pensávamos e achávamos! Mas,é verdade também que o país está chegando!Lula,apesar das contradições nas quais o partido caiu, está conseguindo fazer um bom governo.Agora, se nós concordamos com isso, devemos colaborar sim – porque ainda tem 1000 problemas pela frente.
O pais obteve conquistas que todos nos conhecemos, e que pouca gente acreditavam que isto vai ser possível conseguir em quatro aninhos! Quero partilhar este meu otimismo baseado nestas conquistas com os grupos sociais e pastorais sociais - com os quais eu tanto aprendi, - e que tanto sofrem com as injustiças que o neo-liberalismo vem causando no mundo nestes últimos vinte anos!
1. Nos deu a moeda – e estamos aprendendo que “ter uma moeda” tem um custo que o pais ou está pronto a pagar ou o nunca vai ter uma moeda - aí a importância dos 160 bilhões de dólares de reserva, e que são muito longe dos 15 bilhões (quinze) que o pais tinha antes.
2. Neste sentido a taxa SELIC já ficou para trás – de 26% caiu aos 11% e alguma coisa! Alto ainda? Ensinaram-me que o que é mais importante e´ a tendência, e a tendência e´ para baixo.
3. Divida externa ainda existe, mas e´ controlada. Sobre o FMI e o Clube de Paris ninguém fala mais . Tudo está ficando para trás.
4. Estão calculando que a relação PIB com Divida Publica em 2010 vai ser igual ao nível que era em 1998 – uns 35%! O Governo Lula achou o relacionamento na altura de 54%. E´ de perguntar: o que os governos anteriores ficaram fazendo?
5. A inflação esta´ sob controle (pergunta ao presidente Chaves quanto isto e´ difícil - não sei se eu estiver bem informado, mas foi veiculado que no primeiro de maio último, ele deu 20% aumento no salário mínimo após 19% de inflação em dois anos!);
6. Quando do outro lado, nós já temos política do salário mínimo: cada ano o salário recupera a inflação e ganha o crescimento da economia – quero dizer logo que o bolo está crescendo. E está política foi decidida juntos com os centrais sindicais no momento que a inflação é controlada e o crescimento praticamente garantido por vários anos. A cada ano, com está política, o povo vai se sentir melhor – e eu tenho impressão que vai se sentir bem melhor.
7. Lula diz que crescimento razoável com inflação controlada está acontecendo pela primeira vez no Brasil. Parece-me que valeu a pena o sofrimento que passamos em investir na estabilidade da economia. Os “apressados” dos quais Lula tanto reclamou, na verdade perderam muitos pontos. Os resultados estão sendo atingidos relativamente rápido. Aprendi a distinguir, sempre como leigo, entre medidas neoliberais em si, e aqueles medidas que são exigência das leis objetivas da economia, seja quem estiver no governo!
8. Parece-me que poucos perceberam a revolução por trás da Fome Zero. Não tanto pela quantia que eles estão recebendo, mas pelo fato de que o Estado reconheceu estas 11 milhões de famílias, e colocou eles dentro do sistema. A economia está gostando, e mesmo se continuarão pobres, nunca mais serão marginalizados – que, segundo o que eu aprendi com os grupos e pastorais sócias, ser marginalizado significa que a economia não precisa de você, e que o estado não liga pra voce. E´ uma verdadeira revolução silenciosa. Este de fato, e´ socialismo na pratica. Os coronéis da Direi tona estão com raiva!
9. O aumento do emprego formal com tendência de crescer em todos os estados e em todas as áreas não caiu do céu , mas e´ fruto de decisões conseqüentes durante os primeiros quatro anos. Mais outra vez, “os apressados” perderam muitos pontos.
10. Temos dinheiro no caixa do pais como nunca antes – calcula-se que a receita anual aumentou uns 200 bilhões de reais! Pelo menos! E quem está pagando a conta são os ricos – este também e´ socialismo não e´?
11. Na minha mente eu sempre distingui o comunismo do socialismo. O comunismo preferiu matar a galinha, se tornou um grande monopólio do estado não deixando nenhum espaço para o individuo – e estagnou!Para o bem da verdade era outra época. O socialismo ficava contente de partilhar, aprendeu distinguir melhor o que deve ficar nas mãos do estado e o que pode ser deixado nas mãos do privado, uma vez que o privado contribuía através dos impostos para o bem comum e trata bem os trabalhadores. Existem privatizações que o estado socialista aceita e privatizações – como do Vale Rio Doce – que não aceita.
12. E´ importante de distinguir sim, entre o comunismo e o socialismo. Quando caiu o muro do Berlim foi o comunismo que caiu e não o socialismo – como a imprensa no modo uníssono tentou passar para o mundo! Lembro-me bem quando ainda em Sarandi e mandava os jovens pra lá e pra cá para ajudar a conscientização deles, e era difícil para eles distinguir entre o comunismo da Albânia – que era o mais radical e ditatorial – e o socialismo democrático que estava surgindo na Europa ocidental. Para os jovens era tudo o mesmo socialismo. Sem duvida nenhuma, o socialismo de Lula se desenvolveu nestas linhas – democrático e respeitando a economia mista: Brasil de Todos!
13. A política nova da casa própria também e´ um passo gigante para uma sociedade socialista. – com mesmo aluguel que a classe media vem pagando ela pode comprar o apartamento ou o que for, em 20 ou 30 anos! Esta política do governo vai tirar aos poucos a classe média baixa e classe trabalhadora do aluguel.
14. A política externa do Presidente Lula – Grupo do Oito, Grupo do Vinte, Integração da América Latina - chamou o respeito de todos. Mas para a “esquerda brasileira ortodoxa” é como se nada estivesse acontecendo! Vamos aceitar que Chaves e Morales – eu admiro os dois – criaram problemas para o Presidente, mas não saiu nenhuma palavra nociva da boca do Presidente, e não por ser fraco como alguns pensam, mas porque ele nunca se deixou ser levado por problemas pontuais. Como estadista que esta se tornando, o Presidente sabe que o caminho e´ cheio de dificuldades e nunca deve perder o panorama de uma América Latina integrada e carro-chefe dos pobres do mundo.
15 Falando sobre a Reforma Agrária no Congresso do partido, Lula disse que desapropriou 35 milhões de hectares de terra para a reforma agrária – haja trabalho! Foram legalizados também terras dos Quilombos e Índios como nunca antes! Todos nós queremos mais, mas vamos aceitar o positivo que está sendo feito! Não falta vontade política, mas sim precisa tempo para contornar todos os entraves que não são nem poucos nem fracos!
16. As Alianças Contraditórias: Pergunta a Romano Prodi na Itália o que significa construir uma coalizão! Ele está na mesma situação de Lula – se você quiser respeitar a Constituição não tem uma alternativa se não tentar interpretar o voto do povo nas urnas ! Eu escutei Lula dizendo já nos primeiros meses: “eu não vou fazer nenhuma aventura” referindo-se ao desejo de alguns que na onda da vitória e da popularidade do momento, ele deveria ter fechado um entendimento com os grupos sociais e o povo na rua e ignorar o Congresso!
17. Pensando nisso, o procedimento das eleições em França eu achei muito interessante – percebi nesta última eleição! Num primeiro momento os franceses votam para o Presidente, e depois que eleito o Presidente, em uma outra eleição numa outra data votam para o Congresso! Aí sim, isto ajudaria o povo para votar melhor , reforçando as mãos do Presidente recém – eleito, o qual depois não precisaria fazer as alianças difíceis que no sistema confuso nosso o obriga a fazer! Que tal alguém passasse esta idéia para frente neste momento que o país está discutindo a reforma política?
18. Corrupção: alguém se lembra , de uma outra época, durante a qual o TCU – Tribunal das Contas da União -, a Policia Federal e a Receita Federal , órgãos do Executivo, tinham a liberdade de trabalhar tais como no tempo do Presidente Lula? Nenhum pais, nenhum presidente pode garantir que não vai ter mais corrupção! O que um pais, pode e deve garantir e´ que não compactua com a corrupção – e o Brasil no momento, na pessoa do Presidente Lula está garantindo isto.
A pior corrupção do nosso Senado, não e´ a absolvição ou não do Senador Calheiros, mas a demora proposital para votar a FUNDEB, a lei do Publico- Privado, a Super Receita e outras leis em favor do bem comum, como aconteceu na última legislatura! Pouca coisa vai melhorar ou piorar na vida do povo Calheiros ficando ou não ficando . O que tem influência direta na vida do povo e´ votar ou não votar projetos positivos. Apesar dos “calheiros da vida” tudo indica que a atual legislatura, no Senado e na Câmara dos deputados, vai ser o ano que mais votou e decidiu. Não devemos cair na tentação da imprensa brasileira, querendo esconder tudo o que é positivo e tenta provar que nada mudou – ou pior, que nada pode mudar!.
19. A luta em favor do meio ambiente, especialmente contra o desmatamento das Amazonas , pelo ministério do meio ambiente e´ notório.E estamos mostrando ao mundo que sabemos preservar a Amazônia. E´ triste quando você encontra ONG‘S que aceitam que o desmatamento caiu mas não por causa das tantas investidas pelo policia federal e pelo exercito – mas porque a economia está parada e que a soja está em crise! (Li isto,mais de uma vez, na pagina do BBC no internet).
20. Conclusão: ainda existem mil problemas para resolver, discutir e debater. Mas do outro lado, aqueles que não aceitam o que foi alcançado, perdem a autoridade moral de analisar e criticar! E´ uma conclusão dura, e não quero ofender ninguém, mas vou ficar com ela.

Pe. João Caruana
Maringá – Paraná