7.9.07

PT quer engordar bancada estadual

Elizabete Castro - O Estado do Paraná

O PT do Paraná poderá engordar sua bancada estadual nos próximos dias. O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Elton Welter, disse que o partido fez convites e foi procurado pelos deputados Chico Noroeste (PR), Dr. Batista (PMN) e Felipe Lucas (PPS). Os três deputados estão conversando informalmente com o partido sobre a possibilidade de filiação.
Welter afirmou que Dr. Batista já conversou com o diretório municipal do PT de Maringá, sua base eleitoral, onde recentemente o PT perdeu uma de suas lideranças, Ivo Caleffi, que se mudou para o PMDB. Já Chico Noroeste terá que se entender com o ex-deputado federal Dilto Vitorassi, uma das lideranças do PT de Foz do Iguaçu. No caso de Felipe Lucas, as negociações são mais embrionárias, mas o deputado está desconfortável no PPS, que o pressiona para que se afaste da base do governo.
Em Maringá, o empecilho ao ingresso de Dr. Batista pode ser as eleições municipais. Se o deputado tiver planos de concorrer novamente às eleições para a Prefeitura, vai encontrar o espaço ocupado no PT pelo secretário do Planejamento, Enio Verri.
O presidente do PT do Paraná, André Vargas, afirmou que todos os contatos feitos foram informais e que a entrada de deputados e prefeitos no partido depende do aval do diretório estadual. “A grosso modo não há ainda nenhuma discussão, mas o partido está aberto a conversar sobre o tema”, disse.
A bancada estadual do PT tem seis deputados. É a segunda em plenário, empatada com a bancada tucana. Na legislatura anterior, o PT elegeu nove deputados. Na eleição do ano passado, perdeu três cadeiras.