Jornais populares exploden as vendas
Estado de SP
1. O Super Notícia, um tablóide popular lançado em Minas Gerais em 2002, acaba de se tornar o jornal mais vendido do Brasil. Em agosto, o Super Notícia teve uma média de 300 mil exemplares vendidos por dia, segundo dados do IVC. Na lista dos dez maiores, o Super Notícia não é o único que segue a linha mais popular. Outros títulos voltados principalmente para as classes C e D também se destacam, como o Extra e o Meia Hora, do Rio, e o Diário Gaúcho, do Rio Grande do Sul.
2. No conjunto, os populares estão puxando o crescimento médio das vendas de jornais. Entre 2000 e 2003, a venda média diária, incluindo assinatura e venda avulsa, segundo o IVC, apresentou quedas consecutivas. A partir de 2004 com a presença mais forte dos jornais populares nas bancas, o quadro mudou. A venda média diária passou de 3,2 milhões de exemplares em 2004 para 4,1 milhões de unidades em 2007, até agosto.
3. Um estudo com base nos dados do IVC, feito pela Resultado Consultoria revela que, dos 20 maiores jornais em 2000, apenas cinco eram considerados populares e representavam 30% da circulação. Em 2007, os periódicos com esse perfil subiram para 9 e representam 45% da circulação. No estudo só foram considerados os jornais tradicionais, conhecidos como ‘quality paper’, e os populares. Não foram considerados os segmentados.
4. O crescimento dos populares no mercado de jornais é perceptível nos números do Rio. De 2004 para 2007, a venda média diária do mercado carioca subiu de 765.267 exemplares para 1.055.806, um aumento de 37,96%. Em Minas, os números chamam mais ainda a atenção. Com o fenômeno Super Notícia, as vendas dos jornais mineiros saíram de uma média diária de 91.706 exemplares em 2004 para 339.355 em 2007.
1. O Super Notícia, um tablóide popular lançado em Minas Gerais em 2002, acaba de se tornar o jornal mais vendido do Brasil. Em agosto, o Super Notícia teve uma média de 300 mil exemplares vendidos por dia, segundo dados do IVC. Na lista dos dez maiores, o Super Notícia não é o único que segue a linha mais popular. Outros títulos voltados principalmente para as classes C e D também se destacam, como o Extra e o Meia Hora, do Rio, e o Diário Gaúcho, do Rio Grande do Sul.
2. No conjunto, os populares estão puxando o crescimento médio das vendas de jornais. Entre 2000 e 2003, a venda média diária, incluindo assinatura e venda avulsa, segundo o IVC, apresentou quedas consecutivas. A partir de 2004 com a presença mais forte dos jornais populares nas bancas, o quadro mudou. A venda média diária passou de 3,2 milhões de exemplares em 2004 para 4,1 milhões de unidades em 2007, até agosto.
3. Um estudo com base nos dados do IVC, feito pela Resultado Consultoria revela que, dos 20 maiores jornais em 2000, apenas cinco eram considerados populares e representavam 30% da circulação. Em 2007, os periódicos com esse perfil subiram para 9 e representam 45% da circulação. No estudo só foram considerados os jornais tradicionais, conhecidos como ‘quality paper’, e os populares. Não foram considerados os segmentados.
4. O crescimento dos populares no mercado de jornais é perceptível nos números do Rio. De 2004 para 2007, a venda média diária do mercado carioca subiu de 765.267 exemplares para 1.055.806, um aumento de 37,96%. Em Minas, os números chamam mais ainda a atenção. Com o fenômeno Super Notícia, as vendas dos jornais mineiros saíram de uma média diária de 91.706 exemplares em 2004 para 339.355 em 2007.
<< Home