4.10.07

Nota de repúdio

O Conselho Local de Saúde do Hospital Municipal, órgão consultivo e deliberativo, pautado em uma trajetória institucional, e conforme deliberação em reunião ordinária, vem a público repudiar a administração municipal e em especial o secretário municipal de Saúde e parte de sua equipe, pela forma como vêm tratando o Conselho Local de Saúde do Hospital Municipal.
Este Conselho vem sendo desrespeitado quando não é consultado nem se quer informado sobre as mudanças e ações em saúde referentes ao Hospital Municipal.
Os Conselheiros manifestam-se no sentido de questionar o porquê de não serem ouvidos e requerem apenas o direito, constituído em lei, de contribuir participando nas discussões e deliberações em defesa dos interesses da população nas questões da saúde pública e das políticas de saúde que regem este município.
Este conselho repudia e se manifesta frontalmente contra decisões do executivo municipal de Maringá, com apoio de parte do legislativo respectivo, como a tomada recentemente e aprovada pela maioria dos vereadores, em remanejar rubricas do orçamento destinadas à saúde e ao Hospital Municipal de Maringá, para outras secretarias, para serem utilizadas em obras de menor prioridades tais como, reforma de praças e jardins.
O Hospital Municipal está recebendo recursos específicos do governo Federal e Estadual e o CLSHM apóia e aprova, porém repudia a atitude do gestor que em conjunto com seus aliados na câmara de vereadores, ao receber novos recursos, em vez de complementar ações de saúde, retira montante maior, do orçamento municipal.
O conselho pede que seja informado, ouvido, participado, a fim de em parceria, promover mais saúde.
Apelamos para a consciência de todos àqueles que defendem a saúde em Maringá e buscam uma sociedade verdadeiramente democrática, livre e justa.


CLSHM - Conselho Local de Saúde do Hospital Municipal de Maringá - Paraná