29.11.07

Casa própria - Oito caminhos

Prezados e Prezadas!

Uma notícia na Agência Brasil diz que “Famílias com renda de ate Cinco Salários têm Oito Caminhos para melhorar Habitação”.
Ente outros caminhos que são abertos para prefeituras, como as de Sarandi e Paiçandu, chamaram minha atenção outros caminhos como “Programa Crédito Solidário”, financiamento habitacional, que tem como origem de recursos o Fundo de Arrendamento Residencial que “permite financiamento de juros zero destinado a famílias com até três salários mínimos, que estejam organizados de forma associativa. As cooperativas e associações devem ir até a CEF e entregar o projeto para construção”.
Eu não sou técnico, me costumo dizer, mas parece-me que é um “caminho” aberto para os sindicatos das prefeituras, outras associações, trabalhadores que trabalham em firmas privadas em grandes números - 20, 50 100 - mesmo com igrejas etc.
Cabe às lideranças respectivas estudar este “Caminho” entre outros e vê como eles podem ajudar os membros sair do aluguel, e assim reforçar o valor dos respectivos sálarios.
Eu vejo nestes “oito caminhos” não só bastante variedade, (entre outros programas tem “Programa de Crédito (i)Individual e (ii) Associativo” que são muito interessantes) mas num país com uma moeda estável , caminhos bem factíveis!
Cabe às lideranças sindicais especialmente, mas também outras lideranças, de estudar qual caminho seria melhor para os seus colegas e abre o debate com a base.

Pe. João Caruana
carjohn@teracom.com.br