30.1.08

Câmara de Paiçandu, um exemplo!

VALCIR MARTINS

A Câmara de Paiçandu mostrou como deve agir o poder fiscalizador, ao apurar e punir com rigor denúncias de irregularidades em licitações que teriam sido praticadas na Prefeitura (não vamos entrar no mérito se existiram ou não).
Há quem diga que faltou ‘diálogo real’,entre executivo e legislativo e que se o exemplo fosse seguido por outras câmaras, sobrariam poucos Prefeitos.
Por outro lado, acredita-se que se fossem cassados todos os vereadores que são ‘ajudados’, para não ‘atrapalhar’, fiscalizando com rigor os mandatos de prefeitos, restariam poucos edis. Mas não podemos generalizar. Toda regra tem honrosas exceções.
Que o exemplo da valorosa câmara de vereadores do vizinho município contamine as demais de nossa região e como uma epidemia incontrolável, se alastre por todo o país, chegando até o Congresso Nacional, onde Deputados e Senadores passariam a exercer o poder de fiscalização. Neste caso, o perigo é que não sobre Presidente da República, Ministros, e poucos, muito poucos parlamentares, como, aliás, teria dito o nobre Deputado Ricardo Barros se referindo a políticos denunciados pelo Ministério Público.
Em todo caso, uma certeza: Pelo menos 9 políticos honestos nos temos do Brasil e são os membros do legislativo de Paiçandu. Duvidam? Querem prova maior do que deram?

VALCIR MARTINS, Maringá- Pr.