9.2.08

Francês Press (domingo)

Volta da dengue
Levantamento sobre o mês de janeiro mostra que neste ano o Paraná apresenta 9 casos de dengue. O calor e a chuva são propícios à proliferação do mosquito Aedes. A esta altura no ano passado, eram 262 casos. A diminuição é indício de bons resultados das campanhas de controle.

Cidades
Os casos atuais estão assim distribuídos: três casos em Foz do Iguaçu, um em Cascavel, cinco em Londrina. Em Paranavaí há um caso, mas importado do Mato Grosso.

Preocupantes
As autoridades da saúde estão de olhos bem abertos para as cidades "campeãs" em casos no ano passado: Maringá (recorde de 6.313 casos), Foz (2.037), Ubiratã (1.441), Paiçandu (1.278) e com grande infestação também Doutor Camargo e São Jorge do Ivaí.

Terrorismo eleitoreiro
Segundo o prefeito Silvio Barros, estão promovendo terrorismo no Conjunto Santa Felicidade. O prefeito disse na imprensa – e reafirmou quinta-feira na Câmara Municipal onde estavam presentes vários coordenadores de oposição sistemática – que o objetivo dos disseminadores de boatos é a eleição de outubro.

Sem massa de manobra
É importante registrar que apesar de terem tentado conduzir moradores para a sessão da Câmara Municipal, através de boatos de que eles iriam protestar, nenhum morador esteve no legislativo. Apareceram apenas membros de sindicato que faz oposição sistemática ao atual governo municipal e outros que tinham CCs durante a administração petista.
.
Antes/agora
Antes que Silvio puxasse recursos para o Santa Felicidade, a oposição em nada atuava para ajudar a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro. A vitória de ter conseguido verbas para urbanizar e melhorar a área despertou candidatos opositores. Eles acionaram seus correligionários e assessores que correram ao bairro para mobilizar seus simpatizantes.

Direitos
As obras que necessariamente acabarão com ruelas – onde caminhões de lixo e ônibus não conseguem passar – atingirão propriedades particulares. Mas é obrigação da Prefeitura corrigir os problemas, mas sem prejudicar os moradores e proprietários.

Garantias
O prefeito garantiu, na Câmara, que direitos dos moradores serão preservados. Quem o conhece sabe que jamais permitiria ações que fossem prejudiciais aos moradores do Santa Felicidade. E com os olhos do Ministério Público, da imprensa, dos vereadores e da oposição sistemática focados nas mudanças, nenhum prefeito iria promover algo que não fosse bom para os moradores, principalmente em ano eleitoral.


Assassinato
O assassinato de David Fabbro Gonçalves, 20 anos, no Conjunto Requião, é mais um alerta sobre a criminalidade organizada em Maringá. Assaltante fugitivo da cadeia de Cascavel, teria se envolvido em uma vendetta de traficantes que resultou na morte de um quadrilheiro, há dois meses naquele mesmo bairro.

Seqüência
Agora que David foi morto com cinco tiros, seus amigos vão tentar vingar a morte e outros assassinatos continuarão ocorrendo. Segundo um policial, cinco dos sete assassinatos ocorridos este ano em Maringá, estariam relacionados ao tráfico de drogas.

Dedinho
Algumas dessas mortes foram ordenadas por traficantes que estão presos. Um deles tinha até pistoleiro – menor de idade - com lista de execuções a realizar. Esses dedos que apertam os gatilhos na guerra do tráfico têm parcela da força que emprestada pelos viciados e pelos usuários ocasionais de drogas em festinhas e finais de semana.

Acessibilidade e dignidade
Joel "Bié" Barbosa, presidente da Adosan, associação que promove coletas de sangue em Maringá, faz questão de destacar o que para ele é uma grande obra de Silvio Barros: "Pela primeira vez vejo um prefeito fazendo ótimas e definitivas rampas em calçadas. Abre a cidade para os cadeirantes e deficientes físicos, facilita o trânsito de idosos. É uma demonstração de sensibilidade e de respeito às pessoas que sofrem limitações físicas".

Artes no CAC
O Centro de Ação Cultural (CAC) abrirá a partir de quarta-feira, inscrições para interessados em participar dos seus cursos gratuitos. Disponíveis para crianças, jovens e adultos: cursos de música, artes cênicas, iniciação ao desenho, mangá e artesanato. São 250 vagas. Inscrições na Biblioteca Municipal, centro.