16.2.08

Santa Felicidade: truculência e intimidação como resposta à organização popular

Nota distribuída agora à noite:

Enquanto realizavam uma reunião na noite desta sexta-feira no Bairro Santa Felicidade, a convite da Comissão de Moradores, encarregada de organizar as reivindicações e propostas dos moradores quanto aos “possíveis” recursos do polêmico projeto PAC para aquela região, várias entidades: sindicais, populares, de direitos humanos e estudantis, juntamente com os representantes dos moradores ali presentes, passaram a ser intimidadas e coagidas, através de filmagem e ameaças por parte de funcionários de confiança do prefeito Silvio Barros II, acobertado diretamente por um dos responsáveis pela Secretaria de Serviços Públicos, sr. Múcio, já conhecido por atuar no Serviço de Inteligência do Município, no monitoramento daqueles que de alguma maneira se opõe às políticas da atual gestão.
A reunião acontecia na quadra de esportes do Bairro e foi interrompida quando o presidente da associação de bairros do Santa Felicidade, servidor público e correligionário do prefeito, passou a filmar e coagir os presentes, no sentido de intimidar as demais famílias contrárias ao projeto de expulsão e aos verdadeiros interesses que estão por trás do projeto (especulação imobiliária).
Esta conduta já se tornou peculiar no trato do prefeito Silvio Barros II com todos aqueles que divergem de suas posições políticas: primeiro nega toda e qualquer informação, segundo manda vigiar e controlar para intimidar qualquer questionamento aos seus atos.
As entidades repudiam mais este ato arbitrário e truculento do Prefeito Silvio Barros II e de todos aqueles que apóiam referido projeto e que se posicionam contra os interesses dos moradores do Santa Felicidade e, aproveitam ainda, para conclamar todas as entidades de trabalhadores, populares, sindicais e estudantis, a participarem do MANIFESTO DE APOIO AOS MORADORES DO BAIRRO SANTA FELICIDADE, que deverá ser lançado nos próximos dias.

Estavam presentes na reunião:
COMISSÃO MORADORES DO SANTA FELICIDADE – SISMMAR – CONLUTAS – ONG JUSTIÇA E PAZ – UNITRABALHO/UEM – OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UEM – PSTU – SIND. TÉC. AGRÍCOLAS – P-SOL – MOV. NAC. DIREITOS HUMANOS – CENAB – CONLUTE – DCE/UEM – MTM – MOV. TRABALHADORES POR MORADIA - CDH/MARINGÁ