7.3.08

Diárias dos vereadores!

VALCIR MARTINS

Por mais que pense, repense, medite, não consigo entender o que pode levar um Vereador a viajar para Curitiba ou Brasília, para tratar de questões de interesse dos munícipes, sem entrar na seara de Deputados Estaduais, Federais e Senadores, que, aliás, são bem pagos para isso.
A questão da transparência no uso das diárias pela Câmara de Maringá é mais um escândalo e chega a agredir a inteligência do povo. Será que eles pensam que somos todos alienados? Quem são os Vereadores se não alguns membros da sociedade escolhidos para representá-la? Por que transparência pela metade? Tudo deveria ser às claras, sem segundas intenções e neste caso parece que há segundas, terceiras... e outras intenções.
Concordo com a sugestão da OAB. Acabemos com as diárias e passemos para o ressarcimento de despesas, a exemplo da iniciativa privada, em viagens, excepcionalmente, necessárias e muito bem justificadas. Alguém se habilita a propor a medida?
A propósito, não esquecemos que o Presidente da Câmara, teria afirmado em entrevista no meio do ano passado que em 2008 que tomaria algumas medidas que, em outras palavras, balançaria os alicerces da Câmara. Que tal começar pelo fim das diárias e que todas as viagens de vereadores passassem por requerimentos votados em plenário, como acontece sempre que algum Vereador precisa de informações sobre o executivo?

VALCIR MARTINS, Maringá - PR