10.4.08

Televisores estão empilhados há quatro meses em escolas estaduais



DIRCEU PORTUGAL

Parte dos 22 mil televisores alaranjados da marca CCE adquiridos no ano passado pelo governo do estado para equipar as escolas estaduais está empilhada desde dezembro em escolas de Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do estado. Algumas delas sequer foram tiradas das caixas de papelão. No Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adulto (Ceebjacam), que atende cerca de 1,3 mil alunos, sendo 90% deles trabalhadores, os televisores chegaram em janeiro, os suportes em março, e todo o material está empilhado em um depósito da escola. “Antes de instalar os televisores, a escola necessita de mais segurança nas portas e janelas”, alega a diretora, Lílian Cristina de Souza Guimarães. Segundo ela, a instalação dos aparelhos atrasou por conta da mudança, em fevereiro, de prédio. “Acredito que nas próximas semanas os aparelhos estarão funcionando. Falta a fixação dos suportes nas paredes e mudanças na fiação da rede de energia”.
Na Escola Estadual Unidade Pólo, que atende cerca de 1,4 mil alunos, os 16 televisores estão encaixotados guardados em uma sala improvisada. A escola recebeu os aparelhos no início de fevereiro, os suportes em março e aguarda os pen-drives. “Foram entregues 100 pen-drives, mas todos apresentaram problemas e foram devolvidos”, diz a vice-diretora, Sandra Manchenho. Conforme ela, os televisores não foram instalados por causa da falta de estrutura das paredes da escola. “A escola tem 30 anos, as parede são fracas e não suportam o peso da televisão. Já estamos providenciando parafusos maiores que atravessam a parede e suportam o peso da televisão”. Ela acredita que antes dos televisores serem distribuídos, uma avaliação na estrutura das escolas deveria ter sido feita. “Em algumas salas os alunos devem ficar de costas para os aparelhos, com isso, a cada aula eles terão de mudar a posição das carteiras”.
Conforme a chefe interina do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, Eugênia Inês Mauro, o governo do estado encaminhou 644 aparelhos de televisão em dezembro e 644 suportes em janeiro, que foram distribuídos para as 16 escolas estaduais de Campo Mourão e 64 da região. “Em Campo Mourão todos os televisores já foram instalados e estão sendo utilizados pelos professores. Estamos aguardando chegar os pen-drives, que deve acontecer na próxima semana”.