6.5.08

Inauguração do NIS 3 Alvorada

A respeito da inauguração do NIS 3 do Jardim Alvorada, escreve Luiz Fernando Rodrigues, do Conselho Municipal de Saúde:

A Administração Municipal parece que vai inaugurar o NIS 3. Para tanto, deveria passar pela apreciação do Conselho Municipal de Saúde de Maringá, que quando aprovou esta reabertura (há 3 anos) determinou alguns requisitos para abertura e a Conferência Municipal as referendou no ano passado:
- que todas as equipes do PSF estivessem completas (hoje faltam 15 profissionais médicos);
- manutenção e melhoria do atendimento do Hospital Municipal, com Raio-X e atendimento 24 horas, dentre outros quesitos;
Só espero, como membro deste conselho, que o gestor não inaugure mais esta unidade sem o suporte necessário. Sabemos que os pediatras serão contratados através de uma empresa de Curitiba, que ganhou a licitação no final de 2007. Não entendo, porém, como um pediatra virá de outras regiões do estado para trabalhar aqui e ganhar menos, já que a prefeitura (através do concurso) pagaria mais que esta empresa.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o serviço de hotelaria, pois os serviços de refeições e a lavagem das roupas deverão ser efetuados no Hospital, assim como a realização dos exames laboratoriais.
Vamos aguardar, porém não de braços cruzados! A população não pode sofrer mais do que já sofre com o atendimento à saúde. Inaugurar um serviço que não atenderá as expectativas da população não resolve o problema.