10.5.08

O que você tem feito por Maringá?

Diante da ingratidão de alguns, muito pertinente a crítica do jornalista Angelo Rigon. A partir dela convido os leitores a refletir:
O que você tem feito por Maringá?
Você já reparou como temos uma tendência para mais querer receber as coisas que propriamente dar algo a alguém. Temos mais facilidade para criticar e reclamar do que mudar as situações que dão motivos de reclamações. Temos a propensão de olhar mais os defeitos que analisar as virtudes.
Estamos sempre prontos a levar vantagens das circunstâncias que nos rodeiam e, dificilmente, procuramos formas para se atingir o bem comum. Tudo isso é motivado pela natureza egoísta, inerente ao nosso gênero humano.
A palavra de Deus diz que nosso primeiro pai Adão foi criado em pureza e amor, mas, não foi fiel a Deus – caiu em pecado – e a partir disso todo o gênero humano passou a ser egocêntrico e pensar somente em si. Essa maldição, somente pode ser revertida quando o homem entrega sua existência inteiramente a Deus e começa a viver uma nova dimensão de vida. Dessa forma, “as coisas velhas ficam no passado e tudo se faz novo”. Opera-se aí o que o Evangelho chama de “nascer de novo”.
Enquanto esse ideal do Evangelho de Jesus Cristo não se opera em nossa vida queremos concentrar tudo de acordo com os nossos interesses particulares. Isso fica claro quando vemos pessoas que não conseguem abrir a boca para falar bem de sua própria família; reclamam de sua casa; maldizem seu chinelo; protestam contra sua bicicleta; xingam sua moto; lastimam-se acerca do automóvel que têm; praguejam contra sua cidade, a cidade que Deus lhes tem levado. Por isso, as coisas nunca melhoram para tais pessoas. Quero refletir com você sobre esse último tipo de difamação: contra a cidade.
O cristão verdadeiro abre sua boca para bem-dizer, abençoar, render ações de graças por que ele reconhece que Deus é soberano a cima de todas as coisas e acima de todos os seres. Crê que “todas as coisas juntamente contribuem para aqueles que amam a Deus, para aqueles que são chamados pelo decreto do Senhor” (Rm 8.28). Crê que se ele está em Maringá é porque o Pai celeste aqui o trouxe. Logo, desejará melhorar o ambiente onde está inserido. Não significa ser uma vaquinha de presépio, concordando com erros, ou sorrindo por apanhar das mazelas da injustiça social; mas sim, significa assumir uma posição de agir efetivamente para que a vida seja valorizada e a cidade melhore!
Daí a pergunta: “O que temos feito por Maringá?” Abrindo a Bíblia Sagrada, podemos encontrar algumas orientações de Deus para o que fazermos em favor da nossa querida cidade.
Em primeiro lugar devemos orar por Maringá, pois “se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1). O apóstolo Paulo disse para o pastor da igreja de uma cidade antiga chamada Éfeso o seguinte: “Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos governantes e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso. Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade”. Quando fizermos isso, podemos esperar com fé a bênção contida no Salmo 147, versículo 13: “o Senhor reforça os portões da cidade e abençoa o seu povo que mora ali”.
Uma segunda estratégia em favor de Maringá é tomar, com sabedoria, medidas efetivas para melhorar os primeiros metros quadrados que estão sob nossa responsabilidade e estão debaixo de nossa influência. Essa sabedoria é uma virtude que recebemos de Deus para abençoar nosso quarto; nossa casa; nosso quintal; e, por extensão também, nossa vizinhança; nosso bairro; enfim, toda a nossa cidade. E o livro bíblico de Eclesiastes declara que “a sabedoria pode fazer mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos podem fazer por uma cidade” (7.19).
A terceira postura que Deus espera dos que amam Maringá é a de torcer pelo sucesso dela e pela prosperidade de seu povo trabalhador. Essa atitude nos leva a falar bem das coisas boas que temos em nossa cidade.
E poderíamos enumerar várias. Temos que abrir nossa boca para abençoar o lugar onde nascemos ou o ambiente onde Deus nos tem trazido. O sábio Salomão adverte: “Quando as pessoas honestas abençoam uma cidade, ela se torna importante, mas as palavras dos maus a destroem” (Pv 11:11). “Os que zombam de tudo põem uma cidade inteira em confusão, mas os sábios mantêm tudo em paz (Pv 29:8)”.
Deus abençoe Maringá!
______________________
Robson Brito serve a Assembléia de Deus em Maringá e Região como Pastor Presidente.