29.6.08

Juarez Firmino

Lei Seca
A aprovação da lei que proíbe a embriaguez no volante é uma medida excelente para segurança no trânsito, desde sua publicação, que foi semana passada, até o momento, já ocorreram três casos que chamaram à atenção.

Mortes
Em Jandaia, Paraná, homem embriagado matou uma criança de 3 anos, em Anápolis, Goiás, um jovem de 19 anos, estudante, matou a mãe e duas crianças de 4 e 8 anos e por último em Pancas, Espírito Santo, outro motorista bêbado, matou um menino de 13 anos, estes casos são o que foram divulgados, mas deve ter mais.

Severidade
Por isso que as autoridades devem ser severas na aplicação da lei, a irresponsabilidade de quem bebe e dirigi não pode ser o motivo para dar fim em tantas vidas que tinham muito pela frente.

Provisória
O pior é que na maioria dos casos são motoristas jovens, que saem das baladas, ou que praticam rachas, e que ainda possuem a carteira de habilitação provisória.

Palestra
Creio que seria conveniente antes de tomarem posse ou renovar as carteiras de habilitação, alem das provas de legislação e pratica, os motoristas deveriam passar por palestras, onde tema seria ¨as conseqüências de ser irresponsável no trânsito para si e para terceiros¨.

Vestibular
Com este propósito quero registrar meu apoio a Lei Seca nos dias de vestibular nos arredores da UEM, que não fique restrito só a esse local, mas nas demais faculdades também.

Operação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, neste sábado (28) e domingo (29), a primeira operação nacional de fiscalização das estradas federais em busca de infratores da nova lei seca. Cerca de 700 homens do Núcleo de Operações Especiais da PRF serão destacados.

Alerta
Dados do Denatran e do Contran revelam que 46% dos acidentes de trânsito ocorrem com menores de 29 anos. O Denatran alerta que as principais causas de acidentes se devem a desrespeito às normas de trânsito. Na maioria dos casos com vítimas fatais.

Alarmente
Muitos jovens têm acesso a veículos já com 18 anos, abusam da velocidade nas estradas e do álcool, a mortalidade de jovens no transito já é uma questão de saúde pública. Se somarmos as mortes no transito com as mortes por homicídios, aproximadamente 70% dos casos são de menores de 29 anos e homens, é alarmante.

Confrontos
Nos últimos seis meses houveram seis casos de confronto e troca de tiros entre marginais e policiais no Paraná, em média de um por mês, uma demonstração de que os meliantes não respeitam mais nem a polícia, em alguns casos os policiais não morreram graças ao uso de coletes.

CUT
Maringá está sediando de 27 a 29 de junho a 12ª Plenária Estadual da CUT Paraná, no auditório do Sinteemar. A atividade tem o objetivo de fazer um balanço das ações desenvolvidas pela Central desde o último Congresso realizado em 2006, e apontar novas estratégias de luta.

Comércio
Em 2007, o comércio eletrônico cresceu 116% no País, que alcançou o quarto lugar entre as nações latino-americanas com maior quantidade de vendas on-line. O Planeta atingiu 1 bilhão de computadores, praticamente todos ligados na rede, inclusive especialistas acreditam que em breve a mídia eletrônica dominará o mercado publicitário.

Acesse
Caros leitores, esta coluna e mais notícias em tempo real podem ser lidas no site www.diarionoticias.com.br acesse.