8.6.08

Maçonaria, mitos e preconceitos

A propósito do post sobre a maçonaria vejamos um artigo que nós escrevemos tempos atrás:

O que é a Maçonaria? É um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigação da verdade, em regime de plena liberdade. Seus ensinamentos são ministrados através de ritos, cujos rituais, por sua vez contém rudimentos de todas as “artes iniciáticas”, como o hermetismo, a cabala, o simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre as cores, os números e as lendas antigas. Nesses ritos, funde-se o simbolismo das Iniciações primitivas, os ensinamentos rosa-cruz dos antigos filósofos, do pitagorismo, dos templários, do judaísmo, do cristianismo, etc. Sobe o aspecto filantrópico pode ser comparada ao Rotary, Lions e outros clubes de serviço.

Muitos acreditam que a Maçonaria é uma sociedade secreta. Ao contrário, suas Constituições e Estatutos são registrados em cartório de títulos e documentos, e publicados em Diário Oficial.

Acham que é uma religião.Não é religião e nem pretende tomar o lugar da religião na vida de ninguém. Para ser seu membro, o cidadão deve professar uma crença firme em Deus. Ter conduta ilibada, independentemente de sua crença religiosa. Podemos dizer que a maçonaria possui um aspecto religioso, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito, ao qual denomina GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, contrapondo-se ao materialismo.

Também não é uma seita religiosa herética, como dizem alguns opositores. Primeiro porque não é religião. Segundo, ela não herética porque não sustenta erro algum contra as verdades e mandamentos de nenhuma religião. E terceiro não pode ser classificada como seita, porque abriga em seio indivíduos das mais diversas crenças, não podendo assim praticar uma doutrina especial ou caráter religioso em particular, para que as convicções particulares de cada integrante não se choquem.

No desconhecimento de certos símbolos, ditos secretos, reside, em grande parte, o preconceito contra a Maçonaria. Vejamos alguns exemplos: A figura do triângulo que se vê nos prédios maçônicos representa, também, o emblema da ciência que procura esclarecer os homens e é isso que procura fazer a Maçonaria. Às vezes aparece dentro do triângulo um olho aberto que representa a ciência que vê, observa e prevê. O esquadro significa a retidão, o verdadeiro direito, o “honestere vivere”dos romanos, ou seja, o viver honestamente. O compasso quer dizer a justiça, “suun cuique tribuere”, ou seja, o dar a cada um o que é seu.

E, o que há de comum entre Maçonaria e Espiritismo, tema principal de nossos artigos neste espaço? Como religiões nada, pois como vimos Maçonaria não é religião. No entanto, como instituições filosóficas têm alguns pontos convergentes, ressaltando-se que nas reuniões Espíritas não existem ritos e rituais: Ambas defendem a trilogia Liberdade, Igualdade, e Fraternidade. Buscam a verdade. Acreditam que o ser humano chegará à perfeição por seus esforços com ajuda dos irmãos. Que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, é Justo e Perfeito.

Mas é em relação a preconceitos e perseguições que mais se identificam. Ambas instituições sempre foram vítimas de perseguições infundadas, fruto do desconhecimento, queremos quer, de outras que se viram ameaçadas pela defesa da verdade que elas fazem. Em alguns lugares, ainda hoje, há dificuldades até para se contratar trabalhadores para a limpeza dos prédios sedes, onde algumas pessoas evitam passar, resultado da ignorância alimentada por crenças descabidas.”Bodes pretos”, “pactos demoníacos” e outras lendas são mitos que não resistem a uma análise racional. Que a verdade prevaleça.
_____________

VALCIR JOSÉ MARTINS, Administrador, Maringá -PR