6.7.08

Juarez Firmino

Efeito estufa
O presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas, Rajendra Pachauri, afirmou que a humanidade tem apenas sete anos para estabilizar as emissões de gases que causam o efeito estufa.

Mudanças
Pachauri também alertou para esta meta, pois, segundo ele, estão surgindo provas de que a mudança climática está se acelerando mais do que o previsto. Ondas de calor e enchentes estão aumentando e as temperaturas subindo, o que causa o derretimento das geleiras.

Biocombustível
Segundo relatório do Banco Mundial, que vazou para imprensa o Biocombustível pode ser responsável pelo aumento de 75% no aumento do preço dos alimentos, já outra análise do governo americano chegou a 3%.

Área cultivável
Ocorre que o Biocombustível produzido nos Estados Unidos é de milho, mas no Brasil é da cana-de-açúcar, sendo que a área utilizada para produção desta cultura é apenas de 7% área cultivável brasileira.

Alimentos
Os produtos alimentícios subiram 2,3% em junho, bem acima da alta apurada em maio (1,26%) e contribuíram, sozinhos, com 0,51 ponto porcentual da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) deste mês, que ficou em 0,90%.

Acumulado
No primeiro semestre deste ano, os alimentos já acumulam alta de 8,62%, com contribuição de 1,87 ponto porcentual para o IPCA-15 de 3,67%, apurado no mesmo período. No período de 12 meses até junho, o IPCA-15 acumula alta de 5,89%.

Combustível
Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ESALQ) apontam uma redução média no preço do álcool combustível 4% nas usinas paulistas, o consumidor espera que seja repassado para o preço final nos postos, já o diesel sofreu um pequeno aumento.

Mais Alimentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Safra Mais Alimentos, que visa ampliar a oferta de alimentos no País por meio do aumento de produção e produtividade da agricultura familiar.

Crédito
Para viabilizar essa ampliação, será aberto uma linha de crédito de até R$ 100 mil para beneficiar um milhão de produtores rurais até 2010, com juros de 2% ao ano e pagamento em até 10 anos.

Equipamentos
Parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) para o plano safra 2008/09 denominado “Safra Mais Alimentos” deverá proporcionar um incremento de 40% na produção total de tratores até 2010.

Descontos
Pelo acordo, a indústria deve conceder descontos de até 17,5% para os produtores na compra dos implementos e tratores além de proporcionar a venda de 60 mil novas unidades com os recursos ofertados pelo governo. O crédito individual será de até R$ 100 mil com juros de 2% ao ano, dez anos para pagamento e mais três de carência.

Inflação
O presidente Lula disse que não há necessidade de preocupar-se com a inflação, o que alguns economista concordam, mas toda precaução é bem-vinda. A inflação é como um câncer se não cuidar desde o inicio pode levar a morte do paciente.

Incentivo
A Camex (Câmara de Comércio Exterior) anunciou a redução do imposto de importação para 328 máquinas e equipamentos e de quatro bens de informática e telecomunicações dentro da regra de ex-tarifários. Este procedimento visa o incentivo para aumento da atividade industrial e conseqüentemente da produção.

Micro e Pequena
Os estabelecimentos que possuem de um a quatro funcionários foram os que mais geraram emprego entre janeiro e maio de 2008. Com 42.334 novas contratações, as pequenas empresas foram responsáveis por 44,5% dos 95.218 empregos gerados em todo o Paraná.

Estudo
Os dados são resultado de um estudo elaborado pela Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Relações de Trabalho da Secretária do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com base nos resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Conquista
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a característica é uma conquista do Estado, que tem estimulado os pequenos e médios empreendedores. Segundo ele, o Governo do Paraná investe nas empresas de pequeno e médio porte. Com redução do ICMS, oferta de microcrédito e nos projetos baseados no principio da economia solidária.

Acesse
Caros leitores, esta coluna e mais notícias em tempo real podem ser lidas no site www.diarionoticias.com.br acesse.