7.7.08

Orçamento Popular

Há poucos dias neste blog, Carlão, meu amigo e companheiro na implantação do Orçamento Popular, levantou uma polêmica que gostaria de esclarecer, pelo carinho que tenho por ele, e pela grande contribuiçaõ que teve na implantação do Orçamento Popular em Maringá.
Ao decidirmos pela implantação do Orçamento Popular, tivemos por várias oportunidades em Porto Alegre para conhecermos a operacionalidade do projeto, onde fomos muito bem recebidos, inclusive pelo prefeito Raul Pont.
Quando da definição do nome do projeto, eu defendi sistematicamente que o mesmo se chamasse Orçamento Participativo, fui vencido pela maioria que compunha o conselho da administração.
Em todos os momentos de divulgação do projeto, eu deixava bem claro que o modelo que estavamos apresentando tinha 90 % do modelo de Porto Alegre e os 10% restantes tínhamos como base outras experiências.
Na eleição do José Cláudio, fui contra a ida dos coordenadores (funcionários da Prefeitura) até a coordenação da campanha do Zé Cláudio para oferecerem a permanecerem no projeto, entendia e entendo que não funciona desta forma.
Haviam disputado e ganho a eleição sozinhos e que não tinham porque compartilhar o governo.
Neste momento estamos construindo um projeto para Maringá em conjunto, temos vários partidos escrevendo este projeto juntamente com a população de Maringá, o que propiciará num futuro governo o compartilhamento destas idéias.
Não mudei o meu pensamento, nem mudou o PT a sua postura, a forma da construção do projeto é que é diferente.
Não estamos a cata de membros do Orçamento Popular, estamos sim convidando companheiros que participaram daquele belo momento de participação popular em Maringá, a, juntos, construirmos um projeto democrático, participativo e com certeza, vitorioso.
Estamos abertos a inclusão de todas as pessoas de bem e que comungam com este pensamento.

Carlos Alberto Cotta