9.9.08

Rádio Banda 1-AM, pioneira no Sul do Brasil em debate com candidatos a vice-prefeito

No próximo dia 13, a rádio Banda 1-Am de Sarandi-PR, produzirá debate com candidatos à vice-prefeito de Sarandi, fato inédito em todo o Sul do Brasil. Como pioneira nesta área, a emissora torna-se um modelo a ser copiado por outras rádios Am em todo o Brasil.
A rádio Banda 1-AM, reformulou a sua grade de programação, inovando em Programas informativos e desempenhando o seu papel como mídia, transformando a emissora em porta-voz da comunidade regional.
O Município de Sarandí é o que mais cresce no Estado do Paraná, segundo pesquisas realizadas pelo IBGE em 2007. Porém, sem infra-estrutura adequada para a absorção deste crescimento desordenado, tem trazido para a comunidade, sérios problemas sociais. Tida como cidade dormitório de Maringá, Sarandí, recupera sua auto-estima, através do trabalho sério desta emissora, que faz parte da Rede Pé Vermelho de Comunicação.
Com a responsabilidade social em contribuir para o despertar da visão crítica de sua população, a emissora resolveu creditar na informação como agente transformador, dando oportunidade para o eleitor fazer melhor a sua escolha. Hoje, Sarandi conta com cerca de 79.686 habitantes, sendo 52.229 deles eleitores (IBGE-2007). A idéia inicial da comissão organizadora dos Debates Eleitorais, formada pelos executivos da rádio Banda1-AM: Nelson Messias, Amarildo Torres, Antonio dos Santos, Ligia Leal, surgiu devido à importância do papel dos vices na História do país. Porém, poucos são os veículos de Comunicação que se atém a esta realidade.
O ciclo de Debates Eleitorais com candidatos a prefeito e a vice-prefeito, deu inicio no último dia 27 de agosto, com o primeiro debate com candidatos a prefeito. Na ocasião todos os candidatos estiveram presente, bem como seus correligionários que defronte à emissora fizeram manifestação pacífica. Segundo a PM, foram mais de 700 partidários que desfilavam pela Avenida Londrina, com suas bandeiras e apitos. Fato inédito no Paraná.
E agora no próximo dia 13, será a vez dos candidatos à vice-prefeito, mostrarem suas plataformas Políticas.
Para o gerente-geral da rádio Banda 1, Antonio dos Santos: “este é um momento histórico para Sarandí e para a emissora”.
Já para um dos diretores da Rede Pé Vermelho de Comunicação, Nelson Messias:” O debate com os candidatos a vice-prefeito é de extrema importância, pois o vice-prefeito tem papel fundamental na continuidade da administração, sendo um elo principal no caso de eventualidades administrativas, caso o prefeito esteja impossibilitado de administrar o Município”. Segundo o jornalista Amarildo Torres, coordenador de jornalismo da Rede Pé Vermelho de Comunicação:” A História registra a importância dos vices, recordando do falecimento do presidente Tancredo Neves, que logo após eleito, faleceu e o senador José Sarney, ocupou o seu posto, como vice-presidente. “E na região fato também ocorrido em Maringá, onde o candidato eleito pelo PT, José Cláudio, após 02 anos de mandato, acabou falecendo e seu vice, João Ivo, assumiu a administração”. Para a jornalista Lígia Leal, contratada para a organização do ciclo de Debates:” Os Debates Eleitorais produzidos pela rádio Banda 1-AM, Sarandi , vem cumprir o seu objetivo que é saciar através das discussões, as mentes famintas de informações, contribuindo para a formação de cidadãos “.
Com uma linha de produção ética e transparente, o Debate que ocorrerá no próximo dia 13, contará com a presença dos quatro candidatos a vice. Representantes da OAB e da Arquidiocese de Maringá, ambos de Sarandí, serão os agentes fiscalizadores do Debate e as presenças dos jornalistas convidados Ângelo Rigon e Verdelírio Barbosa, que formularão questões aos candidatos, já estão confirmados.