18.1.09

Juarez Firmino

Deflação
O Índice Geral de Preços -10 (IGP-10), divulgado dia (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve deflação de 0,85% em janeiro. O resultado ficou abaixo do verificado em dezembro, quando o índice teve leve alta de 0,03%. No acumulado de 12 meses até janeiro, o IGP-10 registra elevação de 8,23%.

Anistia
A Medida Provisória 449/2008, que anistia débitos vencidos a mais de cinco anos até o valor de 10 mil, ainda não foi regulamentada, vários contribuintes já procuraram a Receita Federal, mas não conseguiram a quitação, alguns aguardam ansiosos para limpar o nome.

Veículos a diesel
Os veículos movidos a diesel deveriam receber uma atenção especial dos fiscais do meio ambiente, a maioria deles anda com as bombas injetoras desreguladas causando aquela fumaça preta e densa que ninguém agüenta, existem pesquisas que comprovam que podem causar câncer.

Marcas e patentes
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI),  pretende  implantar este ano o sistema eletrônico de gestão de pedidos de patentes (e-patentes), ampliando o processo já adotado para marcas. Assim todo o processo seria acompanhado pela internet e sem papel.

Inadimplentes
O brasileiro virou o ano com mais dívidas, a taxa de inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 8% em 2008, ou 6,3 pontos percentuais sobre o avanço de 1,7% já registrado em 2007. Segundo a Serasa, a modalidade de dívida mais recorrente foi a adquirida junto aos bancos: 43,2% dos inadimplentes.

Aviso prévio
O Governo Federal editou o Decreto 6.727/09, onde passa a cobrar INSS sobre o aviso prévio indenizado, assim o trabalhador demitido sem justa causa receberá menos o valor do INSS e a empresas normais pagarão mais para demitir, segundo a receita a não cobrança esta irregular desde 1997 quando houve mudanças na lei da Previdência.

Redução
Após sete meses consecutivos de alta, houve redução das taxas de juros cobrados pelo mercado em dezembro. Segundo levantamento da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou redução de 0,12 ponto percentual em dezembro, passando de 7,61%, em novembro, para 7,49% no mês passado. É a menor taxa de juros média desde setembro do ano passado.

Estimulo
A melhor forma para estimular o emprego durante a crise financeira, dizem os economistas de diferentes escolas e vertentes é o governo reduzir os juros.

Esperança
Daqui uma semana o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá, os economistas esperam por um corte da Selic, que está atualmente em 13,75% ao ano, isto poderá ajudar a estimular a atividade econômica e a demanda, o que, por sua vez, influenciam diretamente o emprego.

Inova Brasil
Um novo programa de incentivo às inovação das empresas brasileiras, o Inova Brasil, começa a operar este ano. Desenvolvido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o programa é voltado para empresas de todos os portes e vai funcionar com taxas fixas e subsidiadas, entre 4,25% e 5,25% ao ano, nos contratos de financiamento.

Taxas Setoriais
Segundo informações da Finep, as taxas serão oferecidas de acordo com as diretrizes da nova política industrial, que dividiu os setores da economia em três grandes eixos: programas mobilizadores em áreas estratégicas; programa para conciliar e expandir a liderança; e programas para fortalecer a competitividade.

Meta
Uma das principais metas do Inova Brasil é contribuir para o incremento das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no país.

Acesse
Caro leitor esta coluna e mais noticias podem ser conferidas no site www.diarionoticias.com.br