27.1.09

Mais arquitetura de Bellucci

 
  
 
Imagens do Edifício Virgínia (Prédio Virginia - final da década 40) que se localiza na Rua Martins Fontes, 197 (referência: primeiro quarteirão da Rua Augusta, centro de São Paulo, próximo ao prédio da Biblioteca Mário de Andrade). Este edifício mereceu reportagem especial da revista brasileira de arquitetura Acrópole, em fevereiro de 1951.

Formação do Arquiteto
José Augusto Bellucci, asceu em S Paulo em 1907, formou-se em Arquitetura pela Escola de Belas Artes de S Paulo em 1933 (a maioria dos profissionais eram das escolas de engenharia do Mackenzie e da Escola Politécnica da USP e que ofereciam diploma de engenheiro-arquiteto. Entre seus colegas de turma estavam Benedito Calixto de Jesus Neto e Wilson Maia Fina (que participou no projeto de Brasíla) (ambos muito conhecidos no estado de São Paulo).
Bellucci estabeleceu-se como arquiteto em São Paulo, na Praça da República, número 162, 10° Andar, mantendo seu escritório até 1998, ano de seu falecimento.
Bellucci não se envolveu com atividades acadêmicas, segundo seu filho, José Carlos Bellucci, era leitor de livros e revistas desta área como as americanas Architectural Recorde, Progressive Architecture; a francesa L’Architecture d’Aujoud’hui; a italiana Domus e a brasileira Acrópole.

J C Cecilio