10.3.09

Metrô de São Paulo orienta vítima de filmagem oculta a fazer denúncia

Mulheres que utilizam transporte público precisam ficar atentas com mais essa: passageiros do metrô estão gravando com câmeras de telefone celular imagens que mostram decotes e partes do corpo e jogando os vídeos na internet.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, nos últimos dois anos 13 casos foram registrados. Destes, ou as mulheres denunciaram dentro do próprio trem ou os sujeitos foram flagrados pela segurança.
De acordo com a Delegacia de Meios Eletrônicos da Divisão de Investigação do Deic, a atitude é considerada importunação ofensiva ao pudor e o infrator está sujeito à multa. Já para o psiquiatra Geraldo Possendoro, alguns casos caracterizam “voyeurismo”, como mostra o vídeo a seguir.
Os arquivos, postados no site YouTube pelos infratores, contêm imagens gravadas não só no interior dos trens como também pelos corredores e escadas rolantes das estações.
A direção do Metrô informou que aquele que se sentir vítima ou presenciar outra pessoa nesta situação pode acionar a segurança, que imediatamente encaminhará o suspeito à Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), na Estação Barra Funda.
A assessoria de imprensa do Google, responsável pelo YouTube, diz que “se encontram vídeos que consideram ofensivos, os usuários podem denunciar o conteúdo pela ferramenta do YouTube”.

(Folha OnLine)