28.5.09

1ª IPR - Esclarecimento

Maringá, 27 de maio de 2009

Ao
Sr. Angelo Rigon

Sobre sua publicação na data de hoje, mencionando a Primeira IPR de Maringá e o Pr. Jair Lara, seguem esclarecimentos necessários a se evitar danos e desgastes.

Primeiramente, é de se registrar que a publicação está-se utilizando de documento incompleto e que apresenta muitas incongruências, tratando-se de ata que não foi sequer submetida à aprovação pelo Plenário do Presmar.

Da mesma forma, apenas veicula – agora de forma ampla – e-mail difamatório distribuído por pessoa que age com sentimentos claros de vingança, inferioridade e desprovida de escrúpulos. Tal acusadora, inclusive, já respondeu a processo criminal exatamente neste caso, em cujos autos decidiu retratar-se – perdão esse que então lhe foi concedido.

Os pastores Jair Lara e Claudio Bezagio submeteram-se a julgamento pelo Plenário do Presmar, aonde se concluiu:

a) mesmo havendo uma acusação formulada e aprovada pela Diretoria do Presmar, o Plenário (composto por pastores e presbíteros de diversas cidades da nossa região – cerca de 80 membros), em julgamento isento de quaisquer interesses, entendeu inexistirem fundamentos a qualquer condenação no que pertine às questões financeiras, haja vista que aquilo que foi interpretado como “caixa 2” nada mais era que a apuração de “caixa principal” e “caixa pequeno” em dois livros separados – praxe em empresas e repartições públicas –, com todos os respectivos documentos contábeis embasadores. Portanto, nunca sequer cogitou-se a hipótese de fraude financeira; a análise foi apenas de procedimento operacional interno;

b) quanto à vida moral do Pr. Jair Lara, contrariando a afirmação da Diretoria do Presmar, nenhuma prova contra ele foi apresentada; até mesmo seus acusadores apenas afirmaram que “também ouviram comentários”. Isto porque as acusações não guardavam a mínima lógica, dado que levantadas por uma pessoa com graves problemas mentais (que inclusive também acusou pastores de outras igrejas, prejudicando-os, e foi comprovada sua inverdade) e outra que também imagina ter visto o Pr. Jair em um episódio do programa “Linha Direta”, da Rede Globo – só com isso dá para se ter noção do grau de “engano” com que toda essa conspiração foi fundamentada.

O que se conclui é que os pastores Jair Lara e Claudio Bezagio submeteram-se a um julgamento e comprovaram sua inocência, apesar de todas as conspirações contra eles levantadas.

Assim, é de suma importância que as informações publicadas sejam imediatamente retiradas do seu blog, sob pena de se estar causando prejuízo moral injusto, com suas consequências corolárias.

Cordialmente,


Mateus de Toledo
Membro da 1.ª IPR
Advogado