6.5.09

Carta à bancada da saúde

Caros Srs. Vereadores da Bancada da Saude.
Moro em Maringá há 20 anos.
Estou horrorizado, estarrecido pelo o que vem acontecendo nos ultimos tempos, desde a eleição de Silvio Barros II ao comando desta (cidade) província.
Minha tia tem 62 anos, nao tem documentos, praticamente uma indigente. Não sabe ler, escrever, uma analfabeta, infelizmente.
Ela é do lar, mas nesta semana foi acometida por uma doença, que ninguem sabe o que é, mas fica 24 horas reclamando de dor.
Como o esposo dela é servente de pedreiro, ele não tem dinheiro para pagar um médico particular, entao ela foi obrigada a se aventurar pelo SUS.
Infelizmente, no ano passado durante a campanha eleitoral, teve uma certa pessoa que teve coragem de dizer que “Maringá evoluiu muito na saúde”.
Que pena desta pessoa que se diz Adventista, minha tia foi segunda-feira marcar consulta no posto de saúde do Cidade Alta e infelizmente tinha médico somente para sexta-feira dia 8.
Ainda esta pessoa Adventista disse que fará um cartãozinho milagroso que ele acha que resolverá todos os nossos problemas.
O que quero dizer com isso? Quando voces foram eleitos, ouvi um trecho de reportagem dizendo que voces, Dr. Sabóia, Dr. Heine, Dr. Paulo Soni e Luiz do Postinho trabalharia em prol da saúde de Maringá.
Antes de Dr. Sabóia se candidatar, tive a oportunidade de conversar com ele.
Perguntei a ele sobre o que faria se fosse eleito, ele me respondeu com as seguintes palavras: “Tentarei ao menos melhorar a saúde do município, que está muito a desejar”.
Pena que estes doutores apenas trabalham para o SUS, eles nao usam este serviço.
Ano passado, morreu um senhor na fila de consultas do posto do Cidade Alta, e a imprensa? Se calou.
O que será preciso para que a Bancada da Saúde acode e veja os problemas da cidade no que tange a saúde? Será preciso algum deles comer o pão que o diabo amassou na fila do SUS? Será preciso que a filha ou filho de algum deles morram na fila? Será preciso que a população tome atitudes extremas?

Douglas Benício de Oliveira