9.6.09

Verdelírio Barbosa (quarta)

“ Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração como – no deserto – ( Salmo 95 – 8 )

BAIXADA SANTISTA

A Ecovias inaugurou na última segunda-feira, o último dos três viadutos construídos na Baixada Santista para facilitar o escoamento de cargas pelo porto de Santos. Os viadutos foram constlruídos com técnica desenvolvida por engenheiros da concessionária, que reutiliza o asfalto em final de vida útil, chamada fresado, para composição das camadas de base do pavimento.

PARQUE DO JAPÃO

No dia 22 deste mês de junho será entregue mais uma etapa das obras do Parque do Japão de Maringá, com a inauguração do Ginásio de Esportes e a abertura da rua Sadao Inaoka, que circunda o parque. O nome da rua é uma homenagem ao prefeito de Kakogqwa que assinou o tratado de irmandade com Maringá, em 1975, quando nossa cidade era administrada pelo saudoso Silvio Magalhães Barros.

QUEDA NO PIB

O PIB deverá apresentar uma queda de 2% neste ano, o que se justifica em razão da queda no final do ano passado e no início deste ano, quando foi muito forte e a recuperação ainda é lenta. A projeção é do Departamento de Economia do banco Itaú-Unibanco que acabou de fazer uma revisão para o comportamento do PIB em 2009 e 2010. Mas, para o ano que vem, a previsão é de um crescimento de 3,7%

COCAMAR

Na próxima segunda-feira, vai começar oficialmente, a safra da laranja na região da Cocamar, com a previsão de atingir 4,5 milhões de caixas de 40 quilos. A se confirmar, haverá um avanço de 800 caixas em relação ao ano passado, cuja produção foi de 3,6 milhões de caisas.

CONCURSOS

Estarão abertas no Tribunal de Justiça do Paraná, a partir de segunda-feira que vem, dia 15, até o dia 8 de julho as inscrições aos concursos públicos para os cargos de analista de sistemas ( 11 vagas ) e técnico em computação ( 45 ) vagas. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Tribunal de Justiça ( www.tjpr.jus.br). Informações pelo e-mail: diassessoria@tjpr.br. Os editais e conteúdos programáticos dos concursos já estão disponíveis no Tribunal de Justiça.

SER FAZ ENCONTRO

Aconteceu ontem, às 14;00 horas no Museu Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, o I Encontro SER Voluntário, numa promoção da Associação SER – Sociedade Eticamente Correta-. Durante o encontro, os participantes conheceram a entidade e os 13 projetos desenvolvidos.

EXPEDIENTE NORMAL

Na próxima sexta-feira, dia 12, dia seguinte ao feriado de Corpus Cristi, o Tribunal de Justiça do Paraná, bem como as comarcas do Estado cumprirão expediente normal de trabalho.

EM BRASÍLIA

Geraldo Irineu, Assessor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Sarandi, informou ontem, que o prefeito Milton Martini, cumpriu audiência, às 15;00 horas no Ministério das Cidades, acompanhado do deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do PP, quando ocorreu assinatura de convênio no valor de R$ 10 milhões, destinados a execução de obras da galerias de águas pluviais, com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

TREM DE FERRO

Na última segunda-feira, o governador da Bahia, Jacques Wagner, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e José Francisco da Neves, da Valec, participaram na cidade baiana de Barreiras, da audiência pública sobre a Ferrovia Oeste-Leste. O projeto inclui 1.500 quilômetros de ferrovia e prevê investimento de R$ 4 bilhões.

FLORAÍ
Começa amanhã, na praça central de Floraí, e termina no domingo, a 20ª Festa das Nações de Floraí, com barracas típicas e atrações musicais. A renda será revertida inteiramente para as entidades assistenciais daquele município.

NOVOS JUÍZES

Em cerimônia realizada na semana passada, no salão de atos da presidência, o desembargador Carlos A Hoffmann, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, deu posse a dois novos juizes substitutos. Foram empossados Oswaldo Taque, na Comarca de Andirá, e Daniel Tempski Ferreira da Costa, para a cidade de Arapongas.

BRAÇOS ABERTOS

O Partido Trabalhista Brasileiro, que no Paraná tem o deputado federal Alex Canziani como presidente, está de braços abertos, esperando , esperando que Edmar Arruda ingresse no PTB para ser candidato a deputado federal. Líderes afirmam que o PTB tem espaço e Edmar Arruda tem potencial para garantir uma cadeira na Câmara Federal.

PAGANDO DÍVIDA

Joseé Salim Mattar Júnior, fundador e presidente do conselho da Localiza Rent a Car, vendeu o correspondente a 6,9% do capital social da empresa, num total de 14 milhões de ações. José Salim Mattar Júnior, disse que os recursos serão utilizados para o pagamento de uma dívida com o UBS Pactual. O valor da dívida não foi revelado.

DUPLA OU SOLO?

O PPS de Maringá ainda não definiu os nomes que estarão na disputa no ano que vem, mas já começou a tratar do assunto. Fala-se na possibilidade de Divanir Braz Palma disputar seu retorno à Assembléia Legislativa do Estado formando dupla com Edmar Arruda; como fala-se também numa dobradinha caseira entre Divanir e Sidney Teles, ou quem sabe saindo apenas um dos dois para a Assembléia.

CENTRO PORTUGUÊS

O Centro Português de Maringá, está comemorando hoje 45 anos de sua fundação. Ele foi fundado em 10 de junho de 1964 tendo como seu primeiro presidente e um dos fundadores Manuel Pedro Matias.

PARCERIA

Wilmar Marçal, reitor da Universidade Estadual de Londrina manteve entendimento com o treinador Wanderley Luxemburgo, a fim de firmar parceria com o instituto que leva o nome do treinador do Palmeiras para a formação de recursos humanos para a área de futebol e pós graduação em gestão e marketing esportivo.

MARINGÁ PERDEU

Tudo levava a crer que Maringá teria ampliada a sua representatividade na Assemblélcia Legislativa do Estado, com o advogado Wilson Quinteiro reforçando a representação que hoje conta com Cida Borghettio, Dr. Batista e Luis Nishimori. Infelismente, pelo menos por enquanto, foi empossado Mário Roque, e não o representante de Maringá.

PRIORIDADE

O executivo brasileiro coloca a carreira acima da família, segundo pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, com mais de 6.000 executivos em 20 países. De acordo com o levantamento, a carreira é prioridade para 47% dos executivos entrevistados no Brasil.

MARINGÁ GANHOU

Se Maringá perdeu a oportunidade de garantir mais uma cadeira na Assembléia Legislativa, através de Wilson Quinteiro, pelo menos ganhou mais um secretário. É que o governador Roberto Requião demitiu Ricardo Gomyde, da Paraná Esporte, e nomeou como titular daquela pasta o maringaense Marco Aurélio Saldanha Rocha.

CURITIBA

Frank Silva, diretor presidente de O Diário do Norte do Paraná, e diretor da Rádio Cultura de Maringá AM, viajou ontem para Curitiba onde participa hoje, da reunião da ADI – Associação dos Jornais Diários do Interior_. Levou junto a esposa Patrícia Rodrigues Vieira da Silva, que está aniversariando hoje. Aproveitam para comemorar a data na capital e aproveitam o feriado, devendo o retorno a Maringá acontecer só na Segunda.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

José Ademir dos Santos, Rubens Augusto M Weffort, Thaís Fondazi, Frederico Saram Progiante, Maria Filomena Coutinho, Euclides Mazotti, Maria Cristina Bittencourt, Antonico Luiz Francasso Júnior, Antonia Bidóia, Edson Marcos Canassa Júnior, Eduardo T Hoffmeister, Tania Mari Del Pintor Bidóia, Maria Luiz Machado Pardinho, Luciano Cantarelli Carneiro, Aparecida (Bia) Fabiana Correa da Silva, Carmem Lucia Vieira Carstein, Maria de Fátima Silvero El Ghezz, Patrícia Rodrigues Vieira da Silva, Sara Manfinato Léssio.