22.6.09

Verdelírio Barbosa (terça)

“Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem” ( Eclesiates 12 – 13)

SEPULTAMENTO

Nilton de Souza, com 46 anos, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, faleceu em Maringá no último domingo, tendo sido sepultado ontem, no Cemitério Parque. Ele era esposa da Cléo que integra a equipe da Rádio Novo Tempo de Maringá.

COMPENSAÇÃO

Otávio Yazbeck, da CVM confirmou que estará participando na próxima sexta-feira, dia 26, do seminário sobre como lançar crédito de carbono no balaço das empresas. O seminário acontecerá no Rio de Janeiro.

CÂMARA

A Câmara Municipal de Maringá vai realizar Sessão Ordinária, hoje, às 16;00 horas sob a presidência de Mário Hossokawa, quando diversas matérias estarão sendo apreciados pelos edís maringaenses.

TEMPO DE CRISE

O McDonald’s lançou ontem, nos 506 restaurantes da rede em todo o país, um cardápio com preços reduzidos A introdução do novo cardápio conta com campanha publicitária das emissoras de rádio e televisão, com um investimento que chega a R$ 10 milhões.

SEM ENGENHEIRO

Quando disputou a presidência da Câmara Municipal de Maringá, uma das metas de Mário Hossokawa era contratar um engenheiro para dar pareceres, principalmente na questão de loteamentos, mudanças de nomes de ruas, alteração de zonas residenciais para comerciais, ampliação da área urbana, etc. Quando se elegeu e viu os gastos enormes que a Câmara já tem, Mário colocou a idéia na gaveta.

CAPACITAÇÃO

Ontem, a Fundação Volkswagen lançou em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, um projeto para capacitar mulheres carentes do entorno da fábrica Anchieta para a confecção de acessórios a partir do tecido reciclado de uniformes usados pelos colaboradores da empresa.

MAMATA

Servidores da Prefeitura de Maringá que estão cedidos ao Poder Legislativo não querem retornar ao Executivo para não perder a mamata. Na Câmara só trabalham meio período, e ganham muito mais do que o que receberiam na Prefeitura.

ESCOLINHA

Hoje, como acontece todas as terças a partir de 8;30 horas, o governador Roberto Requião vai reunir o seu secretariado no Museu Oscar Niemeyer do Teatro Guaíra para a discussão de temas administrativos. Como Requião é imprevisível, não se sabe o que apresentará de nova na reunião de hoje.

DIA CHEIO

O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB teve um dia cheio ontem. Pela manhã, com o cancelamento da inauguração do Ginásio de Esportes do Parque do Japão, atendeu correligionários e lideranças em seu escritório político em Maringá; depois seguiu para Londrina como convidado para a visita que o presidente Lula e ministros fizeram àquela cidade, e à noite a convite do prefeito Edno Guimarães, de Cianorte, participou do lançamento da EXPOVEST/2009.

PODEROSAS

As mulheres continuam conquistando a cada dia um maior espaço nos mais diversos segmentos onde o homem foi sempre o senhor absoluto. Um exemplo do crescimento da força feminina está no segmento salário. Em 1978 as mulheres ganhavam 33% menos que os homens. A coisa mudou e hoje a diferença caiu para 16%. Sem dúvida uma grande conquista.

JÁ TEM COMPROMISSO

Na última sexta-feira jantei com o prefeito de Cianorte, Edno Guimarães (PMDB), e falamos muito a respeito de política. Ele disse que o deputado federal Osmar Serráglio, do PMDB de Umuarama; e que Zeca do Dirceu, prefeito de Cruzeiro do Oeste pelo PT farão votos em Cianorte para deputado federal. Edno no entanto fez questão de deixar claro: “Eu tenho o meu candidato a federal desde já; o meu compromisso é com a reeleição de Odílio Balbinotti”, concluiu.

INVENTÁRIO DO FUMO

Após dois anos de trabalho, a Souza Cruz finalizou seu inventário de emissões de gases de efeito estufa e estoque de carbono. O documento indica que a empresa é “carbono free”, ou seja, possui em seus plantios e reservas florestais mais carbono estocado do que emite em seu processo de produção.

OS MARINGAENSES

Dois maringaenses, deverão ser candidatos nas eleições do ano que vem pelo Estado de Roraima. Um é José Manoel Campos Silva, o “Zezão”, que foi prefeito de Ângulo e que poderá ser candidato a deputado federal. O outro maringaense, que é fazendeiro, que poderá ser candidato ao Senado da República, não autorizou a divulgação do seu nome.

PIB POSITIVO

A economia brasileira vai conseguir encerrar este ano com um PUB positivo, apesar da maioria dos analistas prever um resultado negativo. Essa é a nova perspectiva da LCA Consultores, que espera agora um crescimento de 0,6% no PIB do país neste ano. A projeção anterior era de retração 0,7%.

POUCA GENTE

Na visita que o presidente da República fez ontem em Londrina, o almoço na chácara da família de Alexandre Lopes Kireeff, presidente da Sociedade Rural do Paraná, teve a presença de apenas 60 pessoas. E tinham maringaenses presentes.

CONTRIBUIÇÀO DA INTERNET

A contribuição da internet para o avanço do Brasil ficou estagnada no último ano. A confusõ é do estudo da IBM e da “The Economist” que mede a capacidade de 70 países de aproveitarem as tecnologias de informação para o desenvolvimento econômico. O Brasil está em 42º lugar no ranking mundial, a mesma posição registrada no ano passado.

ELE JÁ SABE

O vice governador do Paraná, que é um grande amigo de Maringá, que deseja ser candidato a governador já sabe que tem gente no próprio PMDB que não está levando a candidatura de Pessutti a sério. No final da semana ele disse em Curitiba: “Garanto que, no ano que vem, no cargo de governador e candidato à reeleição, vou subir muito rápido nas pesquisas”.

O INVERNO

Começou ontem, o inverno de 2009 que neste ano promete ser um dos mais rigorosos nos últimos anos, o que vai ser bom para o Ali Wardani, da Lojas Karina. O encerramento do inverno, pelo menos no calendário, está marcado para o dia 22 de setembro.

OS MARINGAENSES

Os deputados federais Odílio Balbinotti e Ricardo Barros, o prefeito Silvio Magalhães Barros II e o deputado estadual licenciado, e atual secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Ênio Verri, foram os maringaenses, detentores de mandatos que estiveram ontem prestigiando a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Londrina.

TERCEIRO MANDATO

O deputado federal Tadeu Fillipelli, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do Distrito Federal, e que é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça quer colocar em votação, ainda durante a semana, o parecer do deputado federal José Genuíno, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, que é contra o terceiro mandato presidencial.

MORTE E RESSURREIÇÃO

Um dia na Rádio Cultura de Maringá, depois de receber uma informação do Antero Rocha, “matei” a Maria Jacira Martins, agora já falecida. Numa outra oportunidade recebí uma informação do saudoso Antonio Facci e “matei” o amigo Emílio Germani, que Graças a Deus continua vivo e integrando a Academia de Letras de Maringá. O Ângelo Rigon “matou por cinco minutos” em seu Blog do Rigon, o deputado estadual Fernando Riba Carli Filho. E no domingo passado, a Lucieni Silva, ressuscitou em sua coluna em O Diário, o saudoso médico Belo João, ao anunciar “tim tim pelo seu aniversário”.

RECO EM SÃO PAULO

A Reco Confecções de Maringá, estará presente no Salão Moda Brasil que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo no período de 28 a 30. Com 25 anos no mercado a empresa maringaense desenvolve, produz e comercializa as marcas: Reco Praia, Requinho Praia e Alto Giro.

NOVA CASA

José Maria Gebrim, deixou a equipe da Meta Propaganda, do Ademir Lautenschlager, e assumu o cargo de Executivo de Contas da Factory Comunicação Total, instalada na Avenida Rio Branco,762 sala 16 com telefone: 3354-9914.

CONSUL DO JAPÃO

O cônsul do Japão no Paraná, Soichi Sato, visitou ontem a Universidade Estadual de Maringá, acompanhado de sua esposa Hiroko Sato. Ele foi recebido pelo reitor em exercício, Mário Azevedo e professores na instituição, tendo recebido a obra Japão dicionário e civilização, além de uma gravarua digital.

MACARRONADA

O Rotary Club de Maringá Aeroporto, vai realizar no próximo domingo, dia 28, deliciosa macarronada das 11;30 às 14;00 horas no CTG Rincão Verde de Maringá, servindo macarrão ao pesto, bolognesa, alho e óleo, coxa de frango assado e radite, ao preço de R$ 12,00 e com direito a concorrer ao sorteio de uma biclicleta. A renda será revertida para a Fundação Rotária e os convites estão à disposição pelo fone: 3025-7031 com o Paulo Badan, que providenciará a entrega dos mesmos.

FRANCO ATIRADOR

Nerino Alves Pacheco, o “Franco Atirador” telefonou informando que “descobriu” que o Osmar Dias foi rifado pelo PT que irá apoiar o Orlando Pessuti a governador e o Osmar e Beto Richa vão concorrer ao Governo do Estado, com o Álvaro Dias ficando fora. Roberto Requião, do PMDB; Gustavo Fruet, do PSDB; Ricardo Barros, do PP e Gleisi Hoffmann, do PT; disputarão o Senado.

VIVER COM MARIA

O professor e escritor Luiz Alexandre Solano Rossi, membro da Academia de Letras de Maringá, lança hoje às 20;00 horas no Centro Pastoral, na Avenida Duque de Caxias, 51 em Maringá, o livro “Viver com Maria”, que é a 18ª obra do escritor. O livro tem apresentação de Dom Anuar Battisti, Arcebispo Metropolitano de Maringá.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Valter Cawahira, Mônica Brito, Edson Lima, Wagner José Carreira, Sérgio Paulo Abujanra Júnior, Jaime Ezidio dos Santos, Mairi Leslie de Castro, Ivone da Silva Pires, João Batista Meneguetti, Elza Carvalho, Ismênia de Freitas Ribeiro, Jairo Crozatti Nascimento, Joaquim Fontes, João Willrich, Márcia Falleiros Evangelista da Rocha, Mirian Lobão Guimarães, Priscila Nagao.