17.6.09

Viver com Maria

Apresentação


Fico feliz em ter o privilégio de apresentar esta obra do Professor Luiz Alexandre Solano Rossi. Pelo tempo que o conheço vem se revelando um profundo pensador e articulador do pensamento cujos limites é o infinito. Ao mesmo tempo a minha satisfação em apresentar uma obra sobre Maria, escrita em estilo simples, acessível e envolvente. Essa é a característica do autor em seus escritos, não existem expressões literárias ou gramaticais que só os letrados entendem.
Aqui está uma reflexão profunda, séria e incisiva na prática diária do homem e da mulher que desejam fazer um caminho diferente com Maria. Longe de ser um livro de devoção mariana ou de leitura piedosa, trata-se de um texto inspirado nas atitudes do cotidiano de Maria e sua incidência na prática de cada dia, no hoje de nossa caminhada. Logo no início me encantei com uma expressão: “Maria é o mais belo exemplo de uma pessoa completa”. Uma pessoa que não falta nada.
Todo o texto leva a caminhar com Maria nas mais diversas situações da vida, sem extrair qualquer interpretação alienante, mas sempre levando para uma vivência concreta. “É vital para a nossa felicidade sermos completos e iguais a Maria”. Assim o autor vai levando o leitor para um mergulho no jeito de Maria sem forçar qualquer forma de expressão da fé. Nos caminhos de Maria, diz o autor “vejo duas belas sandálias: uma ela chamou de fé e a outra de amor”.
Você, prezado leitor, tem em suas mãos uma obra simples, completa, recheada de atitudes e lições de vida, as quais serão para você uma luz nova na busca de realização pessoal e na vivência de sua fé cristã. “Viver com Maria” é um belo caminho para concretizar o desejo de servir e não ser servido, fazendo assim a melhor qualidade de vida que você já viveu.

Dom Anuar Battisti (Arquidiocese de Maringá)