17.6.09

Viver com Maria

Por ter sido a Mãe do Messias e ter acompanhado o Filho em toda a sua caminhada terrestre, Maria teve, mais do que ninguém, uma experiência extremamente íntima e profunda do mistério de Deus. Por isso, Ela foi, ao longo de toda a história do povo de Deus, uma figura imensamente inspiradora, tanto no âmbito cultural e social, como especialmente no espiritual. Fez-se notar que a figura de Maria constitui, depois da cruz, o símbolo mais poderoso e popular do Ocidente.
Esse livro é fruto de uma amadurecida meditação cristã sobre as coisas da vida, enquanto iluminadas pela figura ímpar da Mãe de Jesus. Nele, o autor mostra, com eficácia, a maravilhosa luz interior que dimana da existência quando se projeta sobre ela a figura luminosa da Virgem. É, sobretudo, o cotidiano que ganha assim leveza e esplendor. E tal é, de fato, a virtude da presença de Maria: familiariza-nos com o mistério de Deus enquanto presente no coração das vicissitudes e dos dramas da existência. Com efeito, Maria é o grande prisma que concentra a luz da Revelação para irradiá-la suave e abundantemente sobre toda a realidade, conferindo-lhe um encanto todo particular.
É o que se pode experimentar lendo essas páginas, vazadas numa linguagem que se harmoniza bem com seu tema: positiva, esperançosa, terna e materna, em suma, uma linguagem tipicamente “mariana”.

Frei Clodovis Boff, OSM