17.7.09

Verdelírio Barbosa (sexta)

COLUNA DO VERDE

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco” (Romanos 13 – 8)

O QUE ELES QUEREM

Roberto Vianna, sócio do escritório Lafosse afirmou: “Os investidores querem alternativas ao financiamento estatal, cujos contratos não permitem estruturações diferenciadas. O processo tem sido mais frequente nas áreas

OS GUERREIROS

O empresário maringaense Francisco Morales, proprietário da Ótica Diamante será homenageado hoje em Curitiba pela Fecomércio, recebendo o prêmio Guerreiros do Comércio. Outro maringaense que foi homenageado ontem em Curitiba pela Federação foi Ariovaldo Costa Paulo, que foi presidente da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá-.

ENSINAMENTO

A crise assustou a população da região metropolitana do Rio de Janeiro, mas acabou também ensinando, já que ela ficou mais cautelosa e passou a poupar mais, conforme pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ. O percentual de pessoas com sobra no orçamento subiu de 28,9% para 33,3% entre o primeiro semestre de 2008 e o mesmo período deste ano.

HOMENAGEM

A juíza Dinaura Godinho Pimentel Gomes, que teve sua aposentadoria autorizada pelo Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho, foi homenageada na cidade de Londrina, pelo trabalho realizado na magistratura desde janeiro de 1992. Durante o período ela foi juíza em Toledo, Cornélio Procópio, Londrina, Umuarama, Maringá, Campo Mourão e Apucarana.

VINHO

Produtor português de vinhos Dominie Symington, veio ao Brasil trazido pela importadora Mistral, para lançar o tinto Quinta do Vesúvio 2007, elaborado com uvas de uma propriedade do Douro do século 19. Ele faz parte da 13ª geração da família Symington de produtores de vinho do Porto e também é proprietário das vinícolas Symington Family Estates, Porto Graham’s, Chryseia, Quinta de Roriz e Altano.

TRÊS NOMES BONS

O deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá e de cujo partido é presidente estadual, disse a amigos que pretende lançar três bons nomes do seu grupo como candidatos à Assembléia Legislativa. Mas, os nomes ainda não estão definidos.

LIDERANÇA

A TAM Aviação Executiva foi informada pela fabricante de aviões Cessna Craft Company que passou a ser líder mundial fora dos Estados Unidos, em vendas da aeronave Citation Mustang. O total de vendas do Mustang pela TAM Aviação Executiva, que incluem encomendas em carteira, superam 50 unidades, o que representa 10% das vendas do modelo.

NOVA DIREÇÃO

Uma das mais tradicionais empresas de Maringá, e concessionária de muito prestígio a Dama S/A que foi vendida recentemente para um grupo também conceituado, já está sob nova direção. Mas os novos proprietários, sabiamente, aproveitaram alguns dos Britos na equipe.

SODESCÁ

O Banco do Brasil participou participou da aula inaugural do Programa de Formação de Professores de Escolas Brasileiras no Japão, que investiu R$ 3,2 milhões. A presença do BB naquele país é muito forte.

LANÇAMENTO

Ontem à noite, na sede social da ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá-, localizada na Avenida Kakogawa, 50 foi realizado com sucesso, o lançamento do 20º Festival Nipo Brasileiro, que é uma realização da Acema com organização da Taixa Eventos, do Sérgio Takao. O Festival Nipo Brasileiro da Acema, hoje é conhecido nacionalmente, e até fora do país.

O CORINTIANO

Washington Oliveto, que é conhecido em todo o Brasil pela sua competência no mercado publicitário e por ser corintiano, assumiu o planejamento de comunicação e as ações publicitárias da Wizard, cuja verba de publicidade está avaliada em R$ 15 milhões anuais. A semana foi muito boa para Washington Oliveto que ganhou também a conta do Azeite Borges e se tornou a única agência fora da Espanha a atender o cliente.

UNIFAMMA

Continuam abertas as inscrições na UNIFAMMA – Faculdade Metropolitana de Maringá-, para os cursos de Especialização e MBA com início de aulas previsto para o mês que vem, em Gestão de Pessoas e Marketing, Gestão Frinanceira, Negócios, Auditoria e Controladoria, Logística, Consultoria e Reestruturação de Empresas e Meio Ambiente. Na área educacional os mais procurados são os de Educação Especial, Arte-Educação e o curso inédito em Maringá, que é Neuropsicologia. Informe-se pelo fone: 2101-5562 ou pelo site: www.unifamma.edu.br.

O SUCESSO

Em São Paulo, três empreendimentos da construtora e incorporadora InPar zeraram seus estoques logo após se conveniarem ao programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

PAULO SONI

O vereador Paulo Soni, oficiou ao prefeito Silvio Magalhães Barros II, sugerindo que determine a realização de roçada nos terrenos localizados no Parque Industrial Hannover, nas proximidades do Detran. Os moradores daquela região, segundo o vereador maringaense, reclamam a execução do benefício, alegando que o mato se encontra alto nos locais, havendo, em consequência, proliferação de animais peçonhentos e insetos nocivos à saúde pública.

EXPORTAÇÕES

A indústria brasileira de cana-de-açúcar não enfrenta qualquer dificuldade para fornecer etanol em volumes suficientes para atender o mercado interno, e pode ampliar exportações do biocombustível desde já se houve demanda, sem prejuízo para o consumidor brasileiro. A posição da ÚNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar-, foi divulgada recentemente após depoimento do provável novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao Comitê de relações Exteriores do Senado americano.

REVENDO AMIGOS

Quem está em Maringá é Mário Valdovino, que foi um dos pioneiros da cidade com o Posto de Amortecedores, tendo sido diretor durante muitos anos das equipes amadoras Clube Atlético União e Esporte Clube Operário, além de ter presidido a Liga de Futebol Amador e sido diretor do Gremio Esportivo Maringá. Mário reside há nove anos em Matinhos, mas está na Cidade Canção revendo familiares e amigos e matando saudades da cidade que ajudou a construir.

A MAIS VENDIDA

A partir do dia 25 do mês passado, “Thriller”, de Michael Jackson, passou a ser a música mais vendida do portifólio da Takenet, empresa de serviços para celular. Os downoads de ringtones de músicas dele, que representavam uma pequena parte das vendas, chegaram a 10% do total. As imagens também subiu, e entre as imagens produzidas e licenciadas pela Takenet, que antes representavam apenas 0,01% do total de vendas, a empresa registrou aumento de 8%.

POSSE

O Lions Clube de Maringá Catedral, tem reunião festiva programada para à noite de hoje no Hotel Deville, para a solenidade de posse de novos integrantes. Sônia Verdade, será empossada naquele importante clube de serviço.

QUERIA SER FREIRA

A senadora Marina Silva, que foi ministra do Meio Ambiente, e que tem filhas que estudam no Colégio Adventista de Ivatuba, é integrante da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Quando jovem, o sonho de Marina Silva era ser freira e chegou a morar no Seminário durante muitos anos.

NOVA DIRETORIA

Foi empossada ontem à noite, no Moinho Vermelho, a nova diretoria do Sindivest- Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá-, que continuará com Carlos Roberto Pecheck na presidência e Gediel Rodrigues, na vice. O vice governador do Paraná, Orlando Pessutti; Jefferson Nogarolli; diretor do Sicoob e Rodrigo Rocha Loures, presidente da FIEP estiveram prestigiando.

NA REGIÃO

O deputado federal Ricardo Barros e a deputada estadual Cida Borghetti, ambos do PP de Maringá, aproveitarão o período de recesso para visitar diversas cidades na região. Hoje eles visitarão Santa Fé, Flórida, Atalaia, Presidente Castelo Branco, Ourizona e Mandaguaçu.

PPS MUDOU

O PPS mudou o seu encontro em Maringá com a presença de Rubens Bueno. Era para ter sido realizado ontem à noite no Bristol Metrópole Hotel, mas acabou sendo transferido para hoje, às 14;00 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Dante Alves Medeiros, José Maurício Doré, Viviani Aparecida Domingues Valadares, Ione Mari Crema Meneguetti, Deyse Michelli Nora Ribeiro, Eliane Ramos Regio, Maria de Lourdes Vieira Uda, Dirceu Sato, Marlei Ozieranski, Paulo Barbosa, João Pedro Schiavone, Antonio Carlos Peralta, Emilia Shizue Agita, Ilce Maria Peiffer Baldez da Silva, Lucinei Rosada Dias, Nilva Santos, Ruth Crem Veroneze, Sâmia Abou Rejaili Ferro, Sonia Maria Galatti Mossambani, Tiago Waterkemper.